Apresentações e seminário encerram projeto “Teatro em Trânsito – formas de impacto em teatro na comunidade”

Família 5PSA - grupo
O premiado espetáculo de teatro “5PSA – O Filho”, que permite interferências pela internet, será apresentado pelo grupo convidado, de São Paulo, “Síncope Sociedade Anônima – 5PSA”, de 08 a 13 de abril, às 21 horas, na Fundação Franklin Cascaes, no centro de Florianópolis. Dentre os prêmios recebidos pelo grupo, destacam-se: Melhor espetáculo – Riocenacontemporânea 2005, Melhor espetáculo/júri popular – Festival de Americana 2005, Melhor direção – XIX FUTB / Festival de Blumenau 2005, e Melhor atriz – XIX FUTB / Festival de Blumenau 2005.
O Seminário de Pesquisa “A Recepção do Espetáculo Teatral: Avaliação de Impacto” acontecerá nos dias 11 e 12 de abril, das 15h30 às 17 horas, no Centro de Artes da UDESC, bairro do Itacorubi. No dia 11 serão apresentados os antecedentes e as avaliações da recepção (via entrevistas e análise da coordenação e diretores de cenas), em que Biange Cabral falará sobre os espetáculos de Payhembury e Bombinhas (utilizando data-show), e Cainan e o Grupo falarão sobre a pesquisa e a montagem do 5PSA. No dia 12, Biange Cabral (UFSC e UDESC), Dan Olsen (Universidade de Slagelsesem/Dinamarca), Cainan e o Grupo, apresentarão o resultado da avaliação da recepção (via cruzamento dos questionários), com debate sobre a metodologia utilizada nos trabalhos.
Espetáculo premiado permite interferência pela internet

Família 5PSA
“5PSA – O Filho” permite que cada espectador interfira direta e profundamente no andamento da encenação de duas maneiras: durante o espetáculo ou virtualmente, através da internet.
“O intuito é não ceder às inconveniências das intromissões. Damos ao público a liberdade de escolher qual relação ele quer ter com a peça, podendo alterar os rumos adotados pela dramaturgia, ou contemplar passivamente a ação do espetáculo”, afirma Baladez.
Durante as apresentações, cada pessoa da platéia pode escolher um personagem a seguir, o que determina quatro pontos de vista e finais diferentes. A relação direta entre ator e espectador possibilita mudanças nos rumos das ações cênicas in loco.
Além disso, um site na Internet (www.5psa.blogspot.com) dá acesso ao texto integral da peça, que pode ser inúmeras vezes alterado segundo comentários enviados pelos internautas. Visitantes podem sugerir ações e argumentos para cada personagem.
O acesso virtual não pára por aí. Cada personagem tem um blog próprio, onde seu intérprete registra impressões de cada apresentação, destacando as peculiaridades da relação com os espectadores. Assim, 5PSA – o filho extrapola os limites do espaço cênico, virtualizando a vida dos personagens.
Inovador e instigante, o espetáculo foi selecionado para a Mostra Novíssimos Diretores no TUSP em 2005. Sucesso de público em todas as suas sessões no FRINGE do Festival de Teatro de Curitiba de 2005 e premiado em diversos festivais pelo Brasil. Realizou temporada de sucesso no segundo semestre de 2005 na Casa de Dona Yayá, em São Paulo.
SINOPSE:
Os espectadores visitam uma família que criou uma religião própria baseada em revelações de uma certa divindade. Não havendo consenso na interpretação de tais revelações, os irmãos estabelecem versões individuais conflitantes que dogmatizam as palavras da divindade em leis da casa. O público escolhe que personagem deseja seguir, determinando qual ponto de vista ele terá da história. Cada espetáculo é único e o público pode determinar, de forma tranqüila e fluente, que história quer assistir. Depois do espetáculo, o espectador pode conversar com os personagens via Internet através do site www.5psa.blogspot.com, com a possibilidade de propor novos textos e argumentos.
Para saber mais sobre a peça e da sua relação com a Internet acesse: www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4105
Ficha Técnica: Direção: Cainan Baladez, Dramaturgia: Cainan Baladez, Elenco: Aline Filócomo, Bruno Freire, Eduardo Mossri, Fernanda Stefanski, Isabel Rodrigues, Leonardo Moreira e Tiago Amaral
SERVIÇO:
O QUÊ: Apresentação teatral “5PSA – O Filho”, espetáculo interativo
ONDE: Fundação Franklin Cascaes, Centro – Florianópolis
QUANDO: 08 a 13 de abril de 2006 às 21 horas, duração: 90 minutos
QUANTO: Gratuito (40 espectadores por espetáculo)
CONTATO / RESERVA: biange@terra.com.br ou (48) 9111-0920
SEMINÁRIO NO CEART/UDESC: Dias 11 e 12, das 15h30 às 17 horas
QUANTO: Gratuito
Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, com material do grupo.