Comunidade universitária em alerta para o abandono de cães e gatos no Campus da UFSC
Cansados de assistir ao descaso de algumas pessoas, muitas vezes, das comunidades vizinhas da Universidade, com relação aos seus bichos de estimação, alunos, professores e servidores técnico-administrativos resolvem denunciar o que já está virando rotina no dia-a-dia da vida acadêmica: o abandono de animais no Campus da UFSC.
A principal lei que protege os animais é a Lei federal 9.605/98 de Crimes Ambientais, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, onde se incluem os maus-tratos contra os animais e entre estes, o abandono. A lei prevê ao sujeito do ato de maus-tratos, a pena de três meses a um ano de cadeia e multa aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.
A ação da comunidade universitária teve início no último dia 27/3 quando, no começo da tarde, uma senhora deixou nas proximidades do Centro de Eventos, uma caixa com sete filhotes. Quem viu a cena acionou a Segurança do Campus que rapidamente providenciou a devolução dos filhotes à sua dona, mediante registro de boletim de ocorrência. A cidadã, no mesmo dia foi procurada por uma protetora voluntária e vem sendo orientada sobre a higiene dos filhotes, castração da mãe da ninhada e formas de doação.
Casos como o de abandono, no Campus da UFSC, devem ser denunciados à Segurança do Campus pelo telefone 3331-9555, que irá tomar as providências. Na impossibilidade, acione a delegacia de polícia mais próxima identificando a placa do veículo ou a pessoa que está realizando o ato de abandono.
A Prefeitura Municipal de Florianópolis oferece, através da Coordenadoria Municipal do Bem-Estar Animal, telefones (48) 3239-1538 e 3239-1578, um serviço de castração dos cães e gatos. Outro endereço que também pode e deve ser procurado é o site www.eobicho.org, do Instituto É o Bicho!!! O órgão presta orientações de como os animais poderão ser doados, de forma mais humana e amorosa.
Desde dezembro de 2005 não acontece o evento Adotar é o bicho!!!, organizado pelo Instituto no SESC da Prainha-Centro. O Instituto, que tanto batalha pelo bem estar dos bichinhos, continua aguardando a boa vontade do governo e da sociedade no sentido de autorizar um espaço e estrutura para dar continuidade à realização do evento.
No Campus da UFSC já existem alguns cachorros que, por terem sido abandonados, tornam-se intransigentes com pessoas que transitam pelo Centro de Desportos e Departamento de Arquitetura -para eles estão protegendo o seu quintal. Estas matilhas podem aumentar se não for dado um basta, por isto toda a comunidade universitária deve continuar em alerta para novos casos.
DIGA NÃO AO ABANDONO DENUNCIANDO.
Telefones:
PM de Florianópolis – Coordenadoria do Bem-Estar Animal 3239-1538 e 3239-1578
Segurança do Campus da UFSC: 3331-9555
Por Celita Campos/jornalista da Agecom