Aluno do Colégio de Aplicação da UFSC é um dos vencedores da Olimpíada de Matemática

23/11/2005 23:14

O estudante Lucas Bruno Barbosa Sandoval, 15 anos, da 8ª série do Colégio de Aplicação da UFSC, foi um dos vencedores da I Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O resultado final foi divulgado nesta terça-feira, em Brasília, pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A competição contou com 10,5 milhões de alunos de 31.028 escolas de ensino médio e fundamental do Brasil.

Lucas ficou surpreso e muito feliz ao saber sua colocação – 16º lugar nacional entre estudantes de 7ª e 8ª séries, nível 2. O aluno explica que na primeira fase da prova, em 16 de agosto, todos os alunos do Colégio de Aplicação participaram. Na segunda etapa, em 8 de outubro, somente alguns foram selecionados. “As questões envolviam bastante raciocínio e não teve muita matéria aprendida em sala de aula.”

Ainda falta tempo para a faculdade, mas o estudante já sabe qual curso vai escolher. “Acho que vou prestar para Engenharia de Automação porque gosto da parte de robótica e porque a UFSC oferece estágio na Alemanha”, conta.

Além de Lucas, outros estudantes catarinenses ganharam medalha de ouro na competição nos níveis 1 – 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – 2 e 3 – Ensino Médio. São eles: Fernanda Teresinha da Silva, Joinville, Escola Municipal Presidente Castello Branco; Nicole Simões de Oliveira, Mafra, Cemma; Rafael Motta, Joinville, Escola Municipal Prefeito Max Collin e Fabris Kossoski, Porto União, EEB Coronel Cid Gonzaga.

Os vencedores receberão medalhas, certificados de menção honrosa e bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em Santa Catarina, 356 estudantes receberão as bolsas e 1.040 os certificados.

A Escola Municipal Prefeito Max Collin, de Joinville, foi a escola catarinense com candidato que obteve melhor classificação. Por isso, irá receber laboratório de computação e certificado de mérito nacional.

Já os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Quatro deles são de Santa Catarina: Elaine Rosi Kelm, Joinville, Escola Municipal Presidente Castello Branco; Sueli Terezinha Pereira, Joinville, Escola Municipal Prefeito Max Colin; Júlio César Koch, Porto União, EEB Coronel Cid Gonzaga e Ari Friederichs, São Miguel D’Oeste, Cedup Getúlio Vargas.

Fonte: Site Unaberta/ Por Nancy Dutra