UFSC sediou 7º Jogos Regionais da APAE

27/06/2005 17:18

A UFSC sediou, nesta sexta-feira, dia 24, os 7º Jogos Regionais das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da região da Grande Florianópolis. As APAES de Biguaçú, Palhoça, Florianópolis, Santo Amaro, São José e Alfredo Wagner, a Fundação Catarinense de Educação Especial e a APABB (Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil) participaram da competição que reuniu 250 alunos.

A maioria dos atletas tem deficiências como a Síndrome de Down, Autismo, Paralisia Cerebral e Deficiência Mental Leve. Eles disputaram as categorias de natação e atletismo, com provas oficiais e também adaptadas. Nessas últimas, competições como a corrida, por exemplo, foram transformadas em caminhadas e o arremesso de peso virou arremesso de argola.

Essa etapa regional classificou os alunos que irão participar da competição estadual, que será realizada em Chapecó, no segundo semestre ou no primeiro de 2006.

Segundo o organizador do campeonato, Evandro Gazola, da APAE de Florianópolis, não há campeões na competição e todos os alunos recebem medalha pela participação. Ele explica que a seleção dos atletas para a etapa estadual é feita pelos professores, que observam os alunos com melhores tempos. Para a professora da APAE de Biguaçú, Rejane Sofia Kruiger “o importante desse campeonato não é encontrar vencedores e sim integrar os alunos das APAES da região.

Por Julia Fecchio/bolsista de jornalismo da Agecom