A equipe Céu Azul apresenta seus aeromodelos nesta segunda-feira
A apresentação acontece a partir das 16h30min no hall da Reitoria
Controle na mão e avião no céu – para quem não conhece a rotina de dez estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC- CTC-UFSC) isso até pode parecer brincadeira de criança, mas não é. Desde o ano passado a equipe de aeromodelismo “Céu Azul” desenvolve protótipos e realiza testes em aviões que podem trazer à UFSC o primeiro lugar na competição organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – o SAE Brasil Aerodesign, que ocorre entre 24 e 26 de
setembro em São José dos Campos (SP).
Ano passado, a Universidade conseguiu a 31ª colocação, com um projeto que, de acordo com o integrante da equipe Juliano Toporoski, levava em conta muito mais as inovações do que a competitividade. Esse ano, no entanto, o objetivo é garantir a vitória. Para isso, os futuros engenheiros investiram na construção de um avião leve, simples e de fácil manutenção.
A competição da SAE é composta por três etapas. A primeira é a avaliação dos relatórios enviados pelas equipes na fase de
preparo do aeromodelo. Depois, os estudantes devem fazer uma espécie de seminário que será analisado por uma banca de engenheiros especializados. A terceira etapa é a prática, quando todo o trabalho é posto em xeque: os aviões sobem ao céu com cargas que podem superar os 10 quilos. Nessa fase, o que vale é a “acuricidade”, ou seja, a proximidade entre os valores indicados no relatório com o que ocorre na prática.
Juliano lembra que, historicamente, as equipes da Universidade têm mais dificuldade na prova prática. Isso acontece porque as
equipes anteriores priorizavam um projeto inovador, diferente dos demais, o que tornava o aprendizado ainda maior. Em 2004, porém, a idéia é aumentar a competitividade e lutar de igual para igual com cursos que têm disciplinas ligadas à aeronáutica no currículo, o que não é o caso do departamento da UFSC.
Azul feito o céu, o avião desenvolvido pela equipe da UFSC tem cerca de 1 metro e oitenta de comprimento de asas; controle de curvas, de subida e de aterrisagem; fuselagem (o corpo do avião) de fibra de vidro e um motor padrão estipulado pela SAE. Leve, ele suporta cerca de 8,5 km de carga durante o vôo. A longarina, que corta a asa de uma ponta a outra e é responsável por suportar o peso do avião, é feita com uma madeira especial. O projeto foi totalmente confeccionado pelos
estudantes sob a orientação do professor de Engenharia Mecânica Edison da Rosa.
“Cada grama que nós podíamos eliminar do projeto, nós eliminamos. Também fortalecemos as principais estruturas do avião”, afirma Juliano. Para chegar ao que queriam, os estudantes gastaram, em média, uma hora por dia em uma atividade que não é remunerada e nem conta na carga horária semestral.
Os testes de vôo já começaram e são realizados em uma pista de aeromodelismo na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Juliano não esconde o entusiasmo: “Nós nos surpreendemos com o desempenho que ele apresentou.
Tem estabilidade e capacidade de carga. Estamos muito contentes”, declara. Agora, os estudantes aguardam o que seria o maior vôo de suas histórias até então: do 31º lugar para o podium.
Componentes da Equipe:
1 Bruno Alexandre Contessi Eng.Mecânica – 7a.fase
2 Carolina Brito Eng.Mecânica – 3a.fase
3 Edivaldo Machado Eng.Mecânica – 6a.fase
4 Fábio Weber Eng.Materiais – último ano (Piloto)
5 Francisco Monteiro Eng.Mecânica – 3a.fase
6 Jean Bolsi Eng.Mecânica – 9a.fase
7 Juliano Toporoski Micheletto Eng.Mecânica – 7a.fase (Capitão)
8 Marcelo de Luca dos Santos Eng.Mecânica – 8a.fase
9 Miguel Oliveira Eng.Mecânica – 7a.fase
10 Rafael Kamura de Lucca Eng.Mecânica – 6a.fase
* Componentes marcados com asterisco já participaram em edição anterior da Competição
AGENDE um vôo com a “Céu Azul” com Bruno Contessi pelo telefone (48) 9989 30 10
página do aerodesign: em www.aerodesign.ufsc.br
site do departamento de Engenharia Mecânica : www.emc.ufsc.br
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC