Governador do Estado participa de encontro de Reitores da IAUP

04/03/2004 18:22

O encontro dos dirigentes universitários da IAUP – International Association of University Presidents – começou nesta quinta-feira, 04, com uma reunião do Comitê Executivo. A presidente da entidade, Professora Ingrid Moses, da Universidade de Nova Inglaterra, na Austrália, declarou-se honrada com a presença do governador.

O Reitor da UFSC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, representante da IAUP para o Brasil, saudou os participantes e o governador, com um discurso em que destacou a importância da UFSC entre as universidades brasileiras. “A educação pública tem um papel fundamental no cenário educacional brasileiro e o atual debate relativo ao futuro das universidades federais deverá causar um grande impacto em questões tais como a autonomia e gratuidade do sistema. Devemos todos estar preparados para contribuir neste debate e defender nossos princípios e valores acadêmicos, em direção ao estabelecimento de novos padrões e paradigmas para a educação pública”, concluiu o Reitor.

Na sua fala, Luiz Henrique disse que “educação é o novo nome do desenvolvimento”. Para o Governador, a Universidade é uma fábrica de mudanças, um motor capaz de transformar a realidade. Ao encerrar seu discurso, Luiz Henrique disse que “as universidades podem gerar um novo sistema capaz de produzir e dividir os ganhos numa sociedade preparada para viver em paz e numa verdadeira ordem de bem estar social”.

Participam do encontro em Florianópolis 22 dirigentes de universidades da Austrália, Alemanha, Argentina, Egito, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Tailândia, Turquia, República Dominicana e Brasil. Nesta sexta-feira, o evento prossegue no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina, com uma mesa redonda sobre o tema “Universidade – Parceiros Comerciais” e a conferência “Educação Superior na América do Sul: Realidade e Perspectivas”, proferida pelo diretor da UNESCO, Cláudio Rama Vitale.