Laboratório de Sistema de Apoio à Decisão ganha prêmio regional

22/10/2003 17:16

Dois projetos do Laboratório de Sistema de Apoio à Decisão (Labsad) da UFSC receberam o primeiro e o segundo lugar na área de Engenharia de Produção no 18º Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (Cricte), realizado de 9 a 11 de outubro em Itajaí. O congresso é uma oportunidade para os universitários da Região Sul apresentarem trabalhos nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Ciências da Computação e Ciências da Terra. A premiação é simbólica (troféus e diplomas) e oferecida para os dois primeiros lugares de cada área do conhecimento.

O projeto “Aplicação de novas ferramentas de ensino na disciplina de planejamento industrial do curso de graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina” – do estudante Alejandro Talmasky Artigues – ficou em primeiro lugar e apresenta os suportes que são utilizados para renovar a estrutura didática da disciplina, tornando-a mais prática e atraente. A proposta é integrar às aulas presenciais o uso da Internet, a elaboração de um anteprojeto e a participação dos alunos em um curso extracurricular sobre empreendedorismo.

O ambiente da internet oferece aos alunos a ementa da disciplina, bibliografias, horário e contato de monitores, conteúdo das aulas ministradas pelos professores, avaliações, informações sobre as equipes e os títulos de seus projetos, exercícios, cronograma, links, etc. No final do semestre, grupos de três ou quatro estudantes devem planejar, elaborar apresentar um anteprojeto. A maioria deles participa do Projeto Engenheiro Empreendedor – um curso de um mês e meio, oferecido pela direção do Centro Tecnológico e ministrado à distância, em que os alunos aprendem a formular um plano de negócios e passam a ter mais contato com o empreendedorismo. O trabalho elaborado para o curso pode ser aperfeiçoado e apresentado como anteprojeto no final do semestre.

Em segundo lugar ficou o trabalho “Otimização da taxa interna de retorno de uma empresa têxtil através da teoria geral das restrições – TOC”. O estudante Leonardo Orth desenvolveu uma metodologia para aprimorar o processo produtivo em uma indústria têxtil. Para isso, utilizou a Teoria das Restrições – uma filosofia de gerenciamento empresarial que otimiza continuamente o desempenho de uma organização que possua uma meta bem definida. A ação estratégica ideal para melhorar as medições financeiras de uma empresa é aquela que consegue, ao mesmo tempo, aumentar o ganho, reduzir o investimento e a despesa operacional. A metodologia desenvolvida por Leonardo conseguiu diminuir a quantidade de produtos em processo, aumentar o atendimento ao cliente e melhorar a flexibilidade produtiva, o que gerou melhores resultados financeiros para a industria têxtil.

Converse com o professor João Ernesto Castro, coordenador do Labsad, pelo telefone 331 7065 ou pelo e-mail castro@eps.ufsc.br

Conheça o Laboratório de Sistema de Apoio à Decisão (Labsad) navegando no site www.labsad.ufsc.br

Fonte: Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico