Calendário

jun
19
ter
FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul – Centro de Eventos
jun 19 – jun 24 all-day

Serviço:

O QUÊ: FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul

QUANDO: 19 a 24 de junho

ONDE: Centro de Eventos da UFSC

Mais informações no site.

jun
25
seg
Palestra com Frederico Pereira Brandini – CFM
jun 25 @ 10:30

Palestra Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano): “A importância histórica, social econômica de ser um país costeiro” com Frederico Pereira Brandini (Instituto Oceanográfico da USP), no Auditório de Química, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM).

jun
26
ter
DCE convida: Cinedebate LGBT+ “Depois do Fervo”
jun 26 @ 18:30

Diretório Central Dos Estudantes (DCE) convida todas e todos para, no mês do Orgulho LGBT+, participar de um Cinedebate sobre o documentário “Depois do Fervo”, de Matheus Faisting, que aborda a realidade da população LGBT+ na cidade de Florianópolis. Participarão do debate o diretor do documentário, Matheus Faisting, a estudante de geografia Azânia Nogueira, a estudante de jornalismo Eduarda Pereira e o militante pelos direitos da população LGBT+, Matheus Martins.

Mais informações no evento do Facebook.

jul
16
seg
Congresso Mundial de Antropologia
jul 16 – jul 20 all-day

“Mundo de Encontros: o passado, presente e futuro do conhecimento antropológico” é o tema do  18° Congresso Mundial da União Internacional de Antropologia e Ciências Etnológicas (IUAES), resultado de articulação global de pesquisadores da área.

Pela primeira vez na América do Sul, o 18° Congresso Mundial IUAES ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina, entre os dias 16 e 20 de julho de 2018. 30 eixos de pesquisa estruturarão as apresentações e debates em nove modalidades de participação: painéis abertos e fechados, simpósios, workshops, grupos de trabalho, mostra de fotografias, mostra audiovisual, plenárias e conferências.

Saiba mais.

18º Congresso Mundial de Antropologia – IUAES
jul 16 @ 7:30 – jul 20 @ 19:00
O 18º Congresso Mundial de Antropologia International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (IUAES) será realizado de 16 a 20 de julho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema dessa edição será ‘Mundo (de) Encontros: Passado, Presente, Futuro do Conhecimento Antropológico’.
Mais informações acesse o site do evento ou envie e-mail para
ago
27
seg
8º Encontro da Rede de Estudos Rurais
ago 27 @ 9:00 – ago 30 @ 20:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará o VIII Encontro da Rede de Estudos Rurais, de 27 a 30 de agosto de 2018, no campus de Florianópolis. O objetivo do encontro, que é bianual e está em sua 8º edição, é reunir docentes, pesquisadores, estudantes, profissionais de instituições públicas e representantes de organizações sociais vinculadas aos territórios rurais para debater a seguinte temática: “Concepções de Sociedade e Direitos de Cidadania em questão: novos desafios para o mundo rural brasileiro”. Uma conferência de abertura, oitos mesas redondas e 10 grupos de trabalhos (GTs) tratarão o tema sob diversos ângulos. Um dos GTs será destinado a trabalhos elaborados por estudantes de graduação.

A Rede de Estudos Rurais é uma associação nacional sem fins lucrativos, voltada ao conhecimento dos processos relacionados ao mundo rural, no seu sentido mais amplo. Trata-se de uma instituição de caráter multidisciplinar que se propõe a agregar estudiosos(as) de diversos níveis da carreira acadêmica e das mais variadas formações disciplinares.

Mais informações no site do evento ou pelo Facebook da Rede.

set
20
qui
I Seminário Sociologia e Política da UFSC – CFH
set 20 @ 8:00
out
8
seg
Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência – Joinville
out 8 all-day

O campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina sediará, de 8 a 11 de outubro, o XXXIX Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CBrAVIC). O evento é organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV) com o intuito de reunir os setores acadêmico e industrial para discutir problemas relevantes nas áreas de tecnologia de vácuo, ciência dos materiais, tratamento de superfícies, dentre outros tópicos.

O objetivo do encontro de 2018 é estreitar os laços entre universidades, centros de pesquisa e indústrias, permitindo que as empresas apresentem seus problemas e proponham desafios aos pesquisadores. Ao proporcionar esta plataforma de discussão, o congresso pretende contribuir para facilitar o diálogo entre pesquisadores e empresários, contribuindo para facilitar a transferência de tecnologia dos laboratórios para as indústrias.

Mais informações na página do evento.