Pesquisa da UFSC recruta pacientes com sintomas prolongados da Covid-19 para tratamento gratuito de acupuntura

27/03/2023 15:44

Uma pesquisa do Departamento de Ciências Fisiológicas do Centro de Ciências Biológicas da UFSC (CFS/CCB) vem utilizando a acupuntura para tratar pacientes com sintomas prolongados ou que não tenham se recuperado totalmente da Covid-19. O tratamento é feito por meio da ativação de um nervo específico, o nervo vago.

“Vários estudos demonstram que a ativação do nervo vago, por meio da acupuntura, promove efeito anti-inflamatório e auxilia na prevenção e tratamento de várias doenças crônicas. Imaginamos que as pessoas com sintomas persistentes pós-Covid estejam justamente com desequilíbrios no seu sistema imunológico, e esse tratamento pode ajudá-los a balancear essas deficiências”, explica o professor e pesquisador do Departamento de Ciências Fisiológicas Guilherme Speretta.

A pesquisa está com inscrições abertas para novos pacientes que sofram de sintomas persistentes pós-Covid, como o cansaço, dor no peito, dificuldade respiratória, falta de memória e atenção. Interessados em participar dos estudos e receber atendimento gratuito de acupuntura na UFSC podem entrar em contato pelo WhatsApp – (48) 98808 – 4968.

Podem participar adultos de 18 a 60 anos, que tiveram Covid-19 há no máximo 12 meses, que relatam sintomas persistentes, sem diagnóstico de doença crônica prévio à Covid-19.

 

Saiba mais:
Reportagem sobre a pesquisa 

Tags: acupunturaCCBcoronavírusCovid-19UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina