UFSC na mídia: professora de Relações Internacionais analisa onda de protestos de mulheres no Irã

08/12/2022 12:58

O Estadão Notícias publicou na última terça-feira, 6 de dezembro, um novo episódio de podcast, intitulado A revolução das mulheres no Irã e as chances do regime colapsar (30 min). O programa entrevistou a professora Danielle Jacon Ayres Pinto, vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed) e coordenadora da pós-graduação de Relações Internacionais (PPGRI) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea (Geppic) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O episódio aborda a onda de protestos que tomaram conta do Irã nos últimos três meses devido à morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que foi detida por “uso inadequado” do hijab – o véu islâmico, obrigatório no país. Após o caso, diversas manifestações foram reprimidas com violência pelo governo local. Segundo a Iran Human Rights Watch, mais de 350 pessoas morreram durante os protestos. No episódio (disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outros agregadores), a docente da UFSC analisa a decisão de dissolver a chamada “polícia moral” no país, a influência da religião neste cenário e a abertura existente para a democratização.

> Ouça a íntegra do episódio do podcast Estadão Notícias

Tags: EstadãoIrãpodcastUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina