Pesquisadores da UFSC reforçam cuidados em casos de acidentes com caravelas e medusas, as chamadas águas-vivas

08/12/2022 10:35

Aparecimento das caravelas acentua-se devido ao fenômeno da lestada. Foto: Amanda Madruga

Pesquisadores do Laboratório de Biodiversidade Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam nesta época do ano a atividade de monitoramento de caravelas e medusas, popularmente denominados de águas-vivas, responsáveis por causar milhares de acidentes nas praias catarinenses. Na manhã desta quinta-feira, 8 de dezembro, uma equipe registrou a presença de 167 desses animais em apenas um quilômetro na praia do Campeche, no Sul da Ilha. Outro grupo desenvolve a mesma ação na Barra da Lagoa.

De acordo com coordenador do projeto, o professor Alberto Lindner, do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB), o aparecimento das caravelas acentua-se devido ao fenômeno da lestada – ventos que transportam esses animais de alto-mar para as áreas do litoral. Segundo o docente, este tipo de ocorrência pode acontecer na capital catarinense no intervalo entre a primavera até o fim do verão.

O projeto da UFSC tem como principais objetivos identificar as espécies predominantes em praias de Florianópolis, obter dados mais precisos sobre a sazonalidade e abundância desses animais, bem como acerca dos eventuais “blooms” (surtos de crescimento rápido e sem controle no meio aquático). Atualmente, o trabalho de monitoramento é realizado pelas estudantes Camila Sotili, Samanta Gonçalves e a Caroline Iaczinski Bento, do curso de Biologia. A ação iniciou em dezembro de 2019, com a aluna Roberta Elis Francisco, que se formou bióloga pela UFSC este ano.

Cuidados e primeiros socorros

O Laboratório de Biodiversidade Marinha contribuiu para a elaboração de um informe sobre caravelas e sua ocorrência nas regiões Sul e Sudeste do país, divulgado no início deste ano. O documento descreve esses animais e traz orientações acerca de como proceder em caso de acidentes. As caravelas não causam “queimaduras”, mas sim um envenenamento, geralmente mais grave do que aquele causado pela maioria das espécies de águas-vivas. Seus tentáculos possuem pequenas cápsulas que injetam veneno através de micro arpões, chamados nematocistos, quando acidentalmente tocam a pele humana.

Como agir em casos de acidentes?
• Saia da água imediatamente, porque o envenenamento pode causar câimbras e há risco de afogamento;
• Lave com água do mar para retirar restos de tentáculos aderidos;
• Lave com vinagre por alguns minutos para desativar o veneno e prevenir novas inoculações na pele;
• Amenize a dor com água do mar gelada ou gelo artificial envolto por panos. Essas compressas frias têm efeito analgésico para vários tipos de envenenamentos com caravelas ou águas-vivas.

O que não fazer?
• Nunca urine, nem use substâncias como álcool ou refrigerante sobre a lesão, pois não há comprovação de eficácia dessas substâncias em amenizar os efeitos da lesão;
• Nunca lave com água doce, uma vez que a medida pode aumentar o envenenamento e agravar a lesão;
• Evite usar toalhas, areia ou outro material abrasivo para retirar restos de tentáculos, pois isto também pode aumentar a injeção de toxinas por explodir as cápsulas com veneno.
Acesse as Recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).

Para mais imagens, informações e curiosidades sobre o tema, confira o perfil Vida Marinha de Santa Catarina, mantido pelo Laboratório de Biodiversidade Marinha da UFSC.

Tags: caravelascaravelas e medusasLaboratório de Biodiversidade MarinhamedusasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina