Teatro Carmen Fossari será inaugurado nesta quinta-feira, 30 de junho

28/06/2022 12:56

A Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte) e o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizam nesta quinta-feira, 30 de junho, às 16h, a cerimônia de inauguração do Teatro Carmen Fossari. A solenidade será realizada no Departamento Artístico Cultural, na Rua Des. Vítor Lima, nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis.

No dia 27 de abril de 2021, o Conselho Universitário (CUn) da UFSC aprovou por unanimidade a proposta de dar o nome da atriz e diretora teatral Carmen Fossari ao Teatro da instituição. A ideia foi encaminhada pela SeCArte. O Teatro foi palco de muitas produções e também foi sede do Grupo de Pesquisa Teatro Novo, fundado e dirigido por Carmen Fossari.

Para a secretária de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Alves Borges, o Teatro Carmen Fossari é o reconhecimento mais que merecido a uma artista plena que dedicou sua vida à arte e à Universidade e que, infelizmente, nos deixou tão cedo.

Carmen Fossari

Carmen Fossari. Foto: Divulgação

Nascida no ano de 1954, Fossari foi servidora da UFSC desde 1979, com extensa contribuição na pesquisa e extensão. Concluiu mestrado em Literatura (1982) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2018). Em sua carreira na Universidade, foi diretora de espetáculos do Departamento Artístico Cultural  da Secretaria de Cultura e Arte. Coordenou e foi professora da Oficina Permanente de Teatro da UFSC, além de fundar e dirigir o Grupo de Pesquisa Teatro Novo.

No currículo, Carmen dirigiu mais de 70 espetáculos, com obras de Jean Batiste Poquelin de Mollière, William Shakespeare, Bertolt Brecht, Federico Garcia Lorca, Guillaumme Apolinaire, Dias Gomes, August Strindberg, Eugene Ionesco, Luigi Pirandello, em diversos gêneros. Adaptou obras de escritores catarinenses para teatro: Flávio José Cardoso, Almiro Caldeira de Andrade, Franklin Cascaes, Argus Cirino, Raul Caldas Filho, Lindolfo Bell, Cruz e Sousa, Fábio Brugmann, com textos de sua autoria e também de outros dramaturgos catarinenses.

Os espetáculos dirigidos e produzidos por ela foram apresentados, além de Santa Catarina, em diversos estados brasileiros e em países como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, México, Porto Rico e Portugal. Carmen faleceu aos 66 anos no dia 18 de abril 2021.

Características do Teatro

Com 108 lugares e equipamentos cênicos, o Teatro Carmen Fossari, ao lado da Igrejinha, é usado, preferencialmente, para atividades de teatro. No fim da década de 1980 e meados dos anos 1990, o teatro recebeu algumas reformas estruturais, como a ampliação do palco, inclinação da plateia com rampas para acesso de deficientes e a troca da cobertura.

Desde 2005, outras benfeitorias vêm sendo realizadas gradativamente no teatro, como a instalação de novas poltronas na plateia, pintura interna, troca de carpet e do piso dos camarins, que em 2008 receberam novas bancadas com espelhos. As cortinas foram trocadas e foram adquiridos novos refletores para o palco. A plateia do Teatro é climatizada.

O conjunto da Igrejinha da UFSC, que abriga o Teatro, o auditório da Igrejinha e outros espaços administrativos e de oficinas, é formado por edifícios históricos que fazem parte da paisagem cultural do bairro da Trindade.

Serviço:

O quê: inauguração do Teatro Carmen Fossari
Quando: 30/06 | quinta-feira | 16h
Onde: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Rua Des. Vítor Lima, nº 117 – Trindade, Florianópolis

Tags: Carmen FossariIgrejinhateatroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina