UFSC está entre as 10 instituições públicas de destaque do Guia da Faculdade do Estadão

25/10/2021 10:08

Acaba de ser publicada a terceira edição do Guia da Faculdade do jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com a Quero Educação. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou posicionada entre as dez instituições públicas de destaque e recebeu um selo exclusivo, que chancela o excelente desempenho da instituição ao longo do último ano. Foram avaliados 81 cursos da UFSC, considerando licenciaturas e bacharelados de todos os centros e campi. Desses, 16 obtiveram cinco estrelas, que é a nota máxima, 62 obtiveram quatro estrelas e somente 3 ficaram com três estrelas. O Guia pode ser acessado aqui.

Os cursos cinco estrelas da UFSC são os seguintes: Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas, Educação Física (licenciatura e bacharelado), Enfermagem, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Elétrica, Filosofia (licenciatura e bacharelado), Matemática (licenciatura e bacharelado), Pedagogia, Química (licenciatura e bacharelado) e Sistemas de Informação.

O Guia da Faculdade foi lançado em 2019 e a UFSC participa desde a primeira edição. A metodologia utilizada é a avaliação por pares: professores que atuam no Ensino Superior são convidados a avaliar a qualidade de quase 16 mil cursos em todo o Brasil. Neste ano, pela primeira vez, o coordenador de cada curso avaliado recebeu um questionário onde pôde apresentar as principais características da graduação, com foco em três aspectos: corpo docente (perfil dos professores e dados quantitativos), projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino do curso) e infraestrutura (características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos).

Para saber mais sobre a metodologia, acesse aqui.

Para conhecer a avaliação de cada um dos cursos da UFSC, basta utilizar o mecanismo de busca disponível na página do Guia da Faculdade.

Tags: cinco estrelasEstadãoGuia da FaculdadeO Estado de S. PauloQuero EducaçãoUFSC