Divulga UFSC – 21/09/2021 – Edição 1733

21/09/2021 14:12

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 21/09/2021 – Edição 1733
Conselho Universitário aprova nova Resolução Normativa da pós-graduação

O Conselho Universitário (CUn/UFSC) aprovou na sexta-feira, dia 17 de setembro, os termos da minuta de uma Resolução Normativa para regulamentar os cursos de pós-graduação stricto sensu na Universidade. Entre as mudanças está a possibilidade de oferta, pelos Programas de Pós-Graduação, de cursos de doutorado na modalidade profissional – o atual regulamento já prevê a oferta de cursos profissionais em nível de mestrado. Continue a leitura >>.


Painel Ativo de Dados Epidemiológicos da UFSC entra em funcionamento

Ferramenta de gestão, visualização de dados e monitoramento, o Painel Ativo de Dados Epidemiológicos entrou em funcionamento nesta segunda-feira, 20 de setembro, data em que se inicia na UFSC a Pré-Fase 2. Com atualização em tempo real, o Painel traz informações sobre a comunidade interna, bem como dados de cada microrregião de Santa Catarina. A criação do Painel foi uma das medidas sugeridas pelo Grupo de Trabalho coordenado por Moraes para elaborar proposta de preparação do início da Fase 2. Continue a leitura » ».

Fapesc cria programa inédito de apoio ao empreendedorismo universitário

Um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador nas universidades foi criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O investimento chega a R$ 9,5 milhões para criação de incubadoras e pré-incubadoras nas instituições de ensino superior. O lançamento do edital será  nesta terça-feira, 21, às 14 h, pelo canal do YouTube. A submissão deve ser feita até dia 21 de outubro na Plataforma da Fapesc. O edital completo ficará disponível no site da Fapesc.


Extensão

Laboratório de Transportes e Logística da UFSC participa de evento educativo na Semana Nacional de Trânsito

Como parte das atividades da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) acontece na próxima quarta-feira, 22 de setembro, às 15h30, o webinar Programa Nacional de Educação para o Trânsito – Conexão DNIT. O evento é uma parceria entre a autarquia e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Laboratório de Transportes e Logística da UFSC. O webinar tem o objetivo de fazer o lançamento do Programa Conexão DNIT – Ensino Médio, que desenvolverá atividades pedagógicas de Educação para o Trânsito voltadas a jovens e adolescentes do ensino médio. Continue a leitura » ».

 

PET Conexões de Saberes promove roda de bate papo em inglês

O PET Conexões de Saberes realizará mais uma etapa do projeto Small Talk, oferecendo uma roda de bate papo em inglês no dia 22 de setembro, às 15 horas. A conversa é destinada às pessoas que já se comunicam na língua inglesa no nível básico, intermediário e avançado. Acesse o link para se inscrever.

 

Meridianum UFSC organiza palestra sobre Epistemicídio

A ocultação e invisibilização de saberes, cultura e idiomas, viabilizada em grande parte pelo colonialismo, é tema da palestra Epistemicídio, na próxima terça-feira, dia 22 de setembro. O evento será transmitido a partir das 14h20min, pelo canal do YouTube do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum UFSC/CNPq). A atividade é organizada pelo Departamento de Filosofia e pelo Departamento de História da UFSC. Clique aqui para assistir.

 

Tétis Empresa Júnior de Oceanografia da UFSC conquista 2º lugar na categoria revelação em evento nacional

A Tétis Empresa Júnior de Oceanografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistou o 2º lugar na categoria EJ Revelação do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ), realizado entre os dias 17 e 19 de setembro. O evento, que reúne as empresas juniores de todo o país, ocorreu de forma on-line e, este ano, foi sediado em Pernambuco. Continue a leitura>>.


UFSC participa de construção de horta comunitária na Comunidade Monte Serrat

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do PET Educampo, do curso de Licenciatura e Educação do Campo, em parceria com o projeto Orgânico Solidário, participou dos trabalhos de idealização e implementação, no dia 2 de setembro, de uma horta comunitária no Monte Serrat, em Florianópolis. A ação foi motivada por um convite do Instituto Vilson Groh, que reúne organizações da sociedade civil, e contou com a mobilização da comunidade, que agora dá continuidade ao manejo da horta. O espaço foi batizado “Horta Nova Descoberta”. Continue a leitura » ».

 

Setor de Psicologia Educacional programa duas sessões das ‘Partilhas Universitárias’ nesta semana

As Rodas de conversa “Partilhas Universitárias”, promovidas pelo Setor de Psicologia Educacional da CoAEs/PRAE, são um espaço coletivo de acolhimento, escuta, diálogo, trocas de experiências e estratégias entre estudantes, com a mediação de profissionais do Setor de Psicologia Educacional. As próximas atividades foram programadas para esta semana. Dia 22/09, às 14h , com o “Tema aberto: traga suas questões!”; e dia 23/09, às 10h, com o tema “Tchau, tchau UFSC!: desafios do final de curso e expectativas de futuro”. Para se inscrever, basta acessar o link . Mais informações: psicologia.prae@contato.ufsc.br .

 

Estudantes da UFSC Joinville apresentam a ‘Cultura Maker’ a alunos de projeto social

Diversas organizações estudantis do Campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atuam em parceria com o Projeto Resgate, projeto social realizado em Joinville que colabora para transformar a vida de crianças e jovens por meio da educação. Ao longo deste ano, as equipes Barco Solar Babitonga, Fórmula CEM, Pet-EMB e Eficem desenvolveram diversas atividades. Continue a leitura >>.


Pesquisa

Boletim Covid-19 em SC aponta média de mortes em patamar elevado, mas forte tendência de queda de novos casos

A 71ª edição do Boletim Covid-19 em SC, publicada na última segunda-feira, 20 de setembro, pelo Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat), informa que a média de mortes pela doença se mantém em patamar elevado no estado. No entanto, de acordo com a publicação, uma taxa semanal de crescimento de 0,2% no agregado estadual e uma média semanal móvel de 293 novos casos diários revelam uma forte tendência de queda dos novos casos. Continue a leitura>>.

 

Departamento de Psicologia realiza pesquisa sobre acolhimento e sucesso escolar no ensino superior

Estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão convidados a responder à pesquisa on-line Acolhimento e sucesso escolar no ensino superior. O estudo está em fase inicial de coleta de dados e faz parte de pesquisa conduzida por acadêmicos do curso de Psicologia, sob a orientação das professoras Lígia Feitosa e Denise Cord, vinculadas ao Departamento de Psicologia da UFSC. A pesquisa tem o objetivo de mapear a percepção dos estudantes acerca de ações e serviços de acolhimento oferecidos pela Universidade, qualificar o debate com os setores responsáveis pelas políticas de acolhimento e atenção  aos estudantes. Para participar da pesquisa, acesse este link. Mais informações no e-mail ligia.feitosa@ufsc.br.


Gestão

Abertas inscrições para seleção de chefias no HU/UFSC

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 12 cargos em funções gratificadas no Hospital Universitário (HU/UFSC). São seis vagas na Gerência Administrativa, duas na Gerência de Ensino e Pesquisa e quatro na Superintendência. Os interessados podem se candidatar a mais de um cargo, conforme o Ofício Circular SEI 14/2021/DIVGP/GA/HU-UFSC-EBSERH. Continue a leitura>>.


Cultura

Primeiro episódio do tour virtual pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones já está disponível

Que tal passear sem sair de casa por um dos vértices do triângulo defensivo da baía norte da Grande Florianópolis? A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones é uma das três fortificações construídas na região, no século XVIII, para proteger o local das investidas estrangeiras, principalmente dos espanhóis. Essa construção secular é apresentada no primeiro episódio do tour virtual da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, criado pelos alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo do Campus Florianópolis-Continente do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Os 10 vídeos que serão divulgados ao longo das próximas semanas, sempre aos domingos, às 10h. Continue a leitura>>.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina