Autoavaliação Institucional começa nesta segunda, 20 de setembro

20/09/2021 07:45

A partir desta segunda-feira, 20 de setembro, começa o período de Autoavaliação Institucional referente ao primeiro semestre de 2021. O processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação da UFSC (CPA).  Todos os segmentos da comunidade acadêmica estão convidados a participarem do processo, respondendo um questionário específico.

A Comissão atua para garantir a qualidade do ensino superior e, dessa maneira, estimula as unidades institucionais para melhorias do ensino e gestão da universidade pública. “A autoavaliação, portanto, é uma estratégia para o autoconhecimento institucional e que, de modo consequente, viabiliza elementos que orientam as atividades acadêmicas e administrativas das Instituições de Ensino Superior”, informa a CPA.

Os questionários de autoavaliação institucional são facultativos e foram customizados para cada segmento da comunidade universitária e aprovados pela CPA. No total, há 16 questionamentos aos TAEs, 15 aos Gestores, 17 aos Pós-graduandos e 27 aos Docentes. Ao final do instrumento, há ainda um campo dissertativo com a opção de abordar o resultado da autoavaliação institucional anterior, questionando sobre quais ações foram tomadas para mitigar os pontos negativos apresentados. Uma segunda questão dissertativa interroga sobre os pontos positivos e/ou negativos no desenvolvimento das atividades administrativas/pedagógicas de forma remota.

Os graduandos respondem questões a respeito do semestre vigente. Assim, em 2021/1, além dos cinco eixos, os discentes da graduação fazem uma autoavaliação sobre seu próprio desempenho, além dos docentes e disciplinas cursadas durante o semestre vigente. As mesmas questões discursivas também estão disponíveis a esse segmento.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail cpa@contato.ufsc.br ou via chat.

Responda ao questionário de acordo com o seu segmento universitário:

Estudantes de Graduação
Estudantes de Pós-Graduação
Gestores
TAEs

Você sabe o que é e como se estrutura a Autoavaliação Institucional?

A avaliação institucional é um “termômetro” da qualidade da UFSC em seus diversos segmentos

E ela faz parte de um sistema muito maior de avaliação da educação superior em nosso país

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

possui três vertentes:

Avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES)
Avaliação de Cursos
Avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes (Enade)

As Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) são responsáveis pelas avaliações internas – a autoavaliação institucional primordialmente e, no caso da UFSC, a avaliação de curso – também orientadas via Sinaes, considerando o perfil de cada instituição quando colocadas em prática

A CPA da UFSC foi instituída em 2004. No ano seguinte, a Comissão inaugurou suas atividades com a elaboração do Programa de Autoavaliação Institucional (PAAI). A cada ano, a CPA publica o Plano de Avaliação no site cpa.ufsc.br

Quem participa da Autoavaliação Institucional?

Todos os segmentos da UFSC! Estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, docentes, TAEs e gestores.

É importante lembrar que a Autoavaliação da UFSC é facultativapreserva o anonimato dos participantes

O questionário é preenchido on-line por meio do sistema próprio da UFSC (Collecta)

Sua avaliação faz toda a diferença para a implementação e melhoramento da gestão administrativa, do ensino, pesquisa e extensão da UFSC.

Quanto mais dados fornecidos pela comunidade acadêmica, mais subsídios temos para  aprimorar nossa Universidade.

Ainda tem dúvidas?

cpa@contato.ufsc.br ou fale com a equipe pelo canal do Chat UFSC (chat.ufsc.br): #gr.cpa

Tags: autoavaliação institucionalComissão Própria de Avaliação (CPA)