Live apresenta o gel antimicrobiano à base de macela desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias

16/06/2021 08:10

Registro de patente: gel antimicrobiano à base de macela desenvolvido pelo Labinat é o tema da próxima live da série CCA Conecta, promovida pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade ocorre nesta quinta-feira, 17 de junho, às 19h, pelo canal do CCA no Youtube.

As pesquisadoras convidadas desenvolveram um gel antimicrobiano à base de ingredientes naturais para o tratamento da mastite bovina, uma das principais doenças que atinge vacas leiteiras. O produto, que teve seu pedido de patente depositado no início de maio junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) por meio da Secretaria de Inovação da UFSC (Sinova), pode atender a uma demanda antiga de produtores de sistemas orgânicos e agroecológicos, bem como colaborar para a diminuição do uso de antibióticos nos sistemas de criação convencionais.Conheça as participantes:

A professora Shirley Kuhnen, do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural (DZDR/CCA), é bióloga, doutora em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC) e supervisora do Laboratório de Bioquímica e Produtos Naturais (Labinat/CCA).

Beatriz Veleirinho possui graduação, mestrado e doutorado em Química pela Universidade de Aveiro (Portugal). É pesquisadora e sócia-fundadora da empresa NanoScoping – Soluções em Nanotecnologia e atua nas linhas de pesquisa de nanotecnologia, biomateriais, produtos naturais e sistemas de liberação controlada.

Luciana Honorato é médica veterinária do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC), mestre em Agroecossistemas (UFSC) e doutora em Zootecnia (UFPel/RS).

Para completar a live, a professora Daniele Cristina da Silva-Kazama, também do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural, será a mediadora da mesa-redonda. Ela é zootecnista, tem mestrado e doutorado em Nutrição de Ruminantes (UEM/PR). Também é docente no Programa de pós-graduação em Agroecossistemas (UFSC) e desenvolve ensino, pesquisa e extensão nas áreas de bovinocultura leiteira, sistemas agroecológicos de criação animal, avaliação de pastagens em PRV e silvipastoril.

Tags: CCACCA ConectaLaboratório de Bioquímica e Produtos NaturaislivePatentesUFSC Universidade Federal de Santa Catarina