Projeto da UFSC discute saúde mental dos estudantes em tempos de pandemia e ensino remoto
Motivação, sentimento de insuficiência e a importância de estar atento à saúde mental durante a pandemia são alguns dos temas abordados pelo projeto AconTecer Universidade, do Departamento de Psicologia da UFSC. Através de um perfil no Instagram, a equipe coordenada pela professora Denise Cord convida estudantes e professores que atuam em regime de ensino remoto emergencial a refletirem sobre diferentes dimensões da psicoeducação. “Queremos oferecer acolhimento, ainda que à distância. Por isso, usamos uma linguagem direta e acessível para convidar qualquer pessoa a dialogar conosco e não apenas quem pesquisa ou estuda estes temas”, explica Cord.
Desde 2018, as atividades do Laboratório da Ação, coordenado pela professora e pesquisadora, eram desenvolvidas de modo presencial, oferecendo diversas formas de acolhimento estudantil. Com a pandemia, foi necessário mudar as dinâmicas, garantindo, inclusive, a continuidade dos estágios em psicologia escolar e educacional realizados por estudantes das fases finais do curso de graduação em Psicologia.
Agora, no Instagram, as estagiárias Beatriz Bristot e Luísa Miguel dialogam com o público, usando princípios da divulgação científica, sob a supervisão da professora Tattiana Teixeira, do Departamento de Jornalismo da UFSC. Os sentimentos comuns que acometem a comunidade universitária neste período fornecem as pautas para as postagens periódicas, sempre à luz de pesquisas atualizadas sobre os temas.
“Espera-se que, mesmo atuando na modalidade remota, os conceitos da psicologia escolar e educacional no ensino superior atinjam maior alcance entre os estudantes, considerando-se também aqueles matriculados em outros campi”, explica Denise Cord. A proposta pretende auxiliar no desenvolvimento das alunas e alunos, visando o bem estar e o sucesso escolar.
Para conhecer o projeto clique aqui.