UFSC na mídia: pesquisa de professora sobre representações algorítmicas da Amazônia é tema de conto em série

27/11/2020 09:15

Uma pesquisa sobre representações algorítmicas da Amazônia desenvolvida pela professora Marina Hirota, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), inspirou o conto Rio de Meandros para a série de literatura e ciência Botão Vermelho, fruto da parceria do Suplemento Pernambuco com o Instituto Serrapilheira.

A história da escritora Socorro Acioli, autora do romance A cabeça do santo (Companhia das Letras) e doutora em literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), narra a conversa de duas pessoas em um restaurante sobre um livro que fala de como as florestas aprenderam a criar um sistema de comunicação próprio.

> Leia o conto aqui

A pesquisa de Marina Hirota investigou, com o apoio do Instituto Serrapilheira, como a floresta amazônica cria uma comunicação própria para tentar preservar sua forma e identidade, mesmo diante de adversidades climáticas. No projeto, a proposta foi explorar como diferenças espaciais em fatores naturais e antrópicos podem atuar em potenciais reconfigurações da floresta, interrompendo processos ecológicos e minando a capacidade dessas florestas de funcionar.

Hirota é doutora pelo CPTEC-INPE (2005-2010), fez pós-doutorado na Universidade de Wageningen (2010-2012) e faz parte hoje do Group for Interdisciplinary Environmental Studies (IpES).

Tags: Instituto SerrapilheiraMarina HirotaUFSCUFSC na mídia