Professora da UFSC recebe do Senado Federal a ‘Comenda Zilda Arns’

11/12/2019 14:08

Premiação da Comenda Zilda Arns no Senado Federal. Foto: Agência Senado

O Senado Federal promoveu nesta terça-feira, 10 de dezembro, a sessão especial para a premiação da Comenda Zilda Arns, homenagem destinada a reconhecer indivíduos e organizações que se destacam na área da proteção à criança e ao adolescente. Nesta primeira edição foram condecoradas cinco pessoas e cinco instituições, indicadas pelos parlamentares pela sua atuação na promoção de ações e atividades destinadas à proteção da criança e do adolescente no Brasil. A lista completa está disponível no site do Senado.

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), presidente do Conselho da Comenda, ressaltou que a homenagem é uma forma de reconhecimento público ao trabalho de pessoas e organizações que dão continuidade a atividade realizada pela fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (1934-2010). “Ela foi um exemplo de dedicação e de amor ao próximo, sobretudo aos mais frágeis. Suas ações demonstram que para fazer o bem bastam boa vontade e o firme desejo de servir”, afirmou.

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos, professora da UFSC

Evangelia Kotzias Atherino dos Santos foi uma das personalidades homenageadas no Senado. A professora aposentada da UFSC foi indicada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), com apoio da deputada Angela Amim (PP-SC). Atualmente, a docente é voluntária do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. São mais de 40 anos na área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e gestão, participando ativamente de projetos de grande relevância social em Santa Catarina e no Brasil, contribuindo para a redução da morbi mortalidade infantil e na formulação e implementação de políticas públicas na área. É membro da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN Brasil). Contribui também com a produção e disseminação de conhecimento para a melhoria da saúde da mulher e da criança, sendo autora de vários artigos e capítulos de livro na área. Em seus agradecimentos, estendeu a homenagem aos 60 mil profissionais de Enfermagem do Estado de Santa Catarina e aos 2 milhões do Brasil.

A Comenda Zilda Arns foi criada em 2017 e leva o nome da médica Zilda Arns Neumann (1934-2010), sanitarista e pediatra que se destacou na ação social junto a populações carentes, atuando no Brasil e no exterior. Irmã do cardeal Paulo Evaristo Arns, ela foi fundadora da Pastoral da Criança, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trabalha no desenvolvimento de ações de saúde, educação e cidadania com foco no bem-estar infantil e materno.

Sobrinho de Zilda Arns, senador Flávio Arns (Rede-PR), disse que, ao fundar a Pastoral da Criança em 1983, em Florestópolis no Paraná, sua tia tinha como objetivo orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básica de saúde, educação, nutrição e cidadania. O trabalho tomou grandes proporções e de, tão relevante, se espalhou. Atualmente, é realizado em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe, contou.

— Ela usava uma frase bonita em que dizia: ‘Nunca devemos complicar o que pode ser pode ser feito de maneira simples’. Então, era o soro caseiro, cozinha alternativa, farmácia alternativa, farinha multimistura. Isso mudou, salvou crianças e adolescentes aos milhares no Brasil — lembrou o senador Flávio Arns.

Conheça os vencedores da Comenda 2019
Alice Thümel Kuerten Assistente social aposentada à frente do Instituto Guga Kuerten desde 2000. Em 2011, foi eleita vice-presidente da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina.
Associação de Diabetes Infantil Reconhecida por melhorar a qualidade do tratamento disponibilizado aos diabéticos pelo Sistema Único de Saúde. Além disso, participou da criação da Lei que proíbe a venda de guloseimas dentro das escolas.
Casa Azul Felipe Augusto Organização da Sociedade Civil que atua por meio de atividades de incentivo à cultura, ao esporte, à tecnologia, à educação e à formação profissional, a fim de reduzir a vulnerabilidades e a superação de desigualdades.
Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande Foi elevada à categoria de Paróquia Inamovível, isto é, uma Paróquia que não pode deixar de existir.
Divaldo Pereira Franco Reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas. Fundou o Centro Espírita Caminho da Redenção e a Mansão do Caminho, que atendem a comunidade do bairro de Pau da Lima, em Salvador (BA).
Evangelia Kotzias Atherino dos Santos Atua, há mais de 40 anos, na área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, assistência e gestão, para redução da morbimortalidade infantil e na formulação e implementação de políticas públicas na área.
Hospital Pequeno Príncipe Destina 70% da sua capacidade de atendimento para o SUS e se destaca em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos e tecidos. Além disso, é um tradicional centro formador de pediatras no Brasil.
José Antônio Borges Pereira Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso, onde sua atuação é destacada nas promotorias de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente.
Miguel Antônio Orlandi Formado em Teologia e mestre em Ciências Sociais, atua nos campos religioso, social e político, buscando a transformação social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
Núcleo de Amparo ao Menor Instituição sem fins lucrativos sediada em Natal (RN), onde atende mais de 550 alunos nas áreas de educação, esporte, música, informática e cursos profissionalizantes.
Tânia Mara Garib Diretora de Proteção Social Básica no Ministério da Cidadania, além de Conselheira nas três esferas de governo nos Conselhos de Assistência Social, Criança e Adolescente e Direitos Humanos, atuando na defesa de políticas públicas para a criança, adolescente e juventude.

Fonte: Agência Senado

Tags: Comenda Zilda ArnsSenadoUFSC