‘Direito ecológico e economia ecológica’ é tema de palestra na UFSC

21/11/2019 10:09

Na segunda-feira, 25 de novembro, a partir das 10 horas, no Auditório de Ciências Jurídicas da UFSC, será realizada a palestra “Direito ecológico e economia ecológica” com o professor Geoffrey Garver . O evento é promovido pelo subprojeto “Água, Energia e Alimento -NEXUS” da PRInt Capes e conta o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSC, The Ecological Law and Governance Association (ELGA) e do Grupo de Estudos Avançados em Meio Ambiente e Economia no Direito Internacional (EMAE/UFSC).

O meio ambiente global tem se modificado intensamente devido ao uso insustentável dos recursos naturais e da emissão de gases de efeito estufa. Alterações climáticas têm seus efeitos intensificados com a escassez de água, uso intensivo de energia, atingindo diretamente a produção de alimentos. Sem as devidas políticas e sem um quadro legal eficiente e implementável, os recursos naturais estão fadados a deteriorar-se de maneira irrecuperável. Nesse sentido o programa, “Água, Energia e Alimento ‘NEXUS’ – Sustentabilidade na comunidade internacional” investigando o meio ambiente desde aspecto ligados aos processos regulatórios, buscando a elaboração de políticas públicas.

Sobre o projeto Nexus

O projeto Nexus trabalha a complexa relação entre água, energia e alimento , seguindo a abordagem integrada das Nações Unidas e da FAO. Para a FAO os vínculos indissociáveis entre esses domínios críticos exigem uma abordagem adequadamente integrada para garantir a segurança da água, da agricultura sustentável, e da produção de energia em todo o mundo. Com o objetivo de buscar a compreensão das principais pesquisas legais, normativas e científicas desenvolvidas atualmente sobre esse tema, mapeando as organizações internacionais que investigam politicas públicas para proteção ambiental, desenvolvendo um quadro de análise e engajamento de políticas para informar efetivamente e dar suporte ao ciclo de políticas no Brasil, a fim de alcançar objetivos de sustentabilidade em um contexto de mudança global da economia e meio ambiente.

Sobre o palestrante

Geoffrey Garver é Phd em direito pela Michigan University School of Law, professor adjunto da McGill University (McGill of Environment /MSE), professor de direito e consultor ambiental em Montreal, além de membro do Conselho de administração do Quaker Institute for the Future.

Tags: direito ecológicoeconomia ecológicaUFSC