DIVULGA UFSC – 01/08/2018 – Edição 1101

01/08/2018 09:49

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 01/08/2018 – Edição 1101

UFSC recebe 182 intercambistas de 19 países no segundo semestre

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recepcionou 182 estudantes internacionais de 19 países de origem no segundo semestre de 2018, pelos programas Incoming, BRACOL, BRAMEX e AUGM. O evento foi realizado no dia 27 de julho, no auditório da Reitoria, e contou com apresentação cultural de dança típica do Brasil, como também instruções para serem seguidas durante o período de intercâmbio. Continue a leitura>>.

Extensão: edital para Equipes de Competição da UFSC

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) torna público o Edital nº1/2018/PROEX  que trata das regras para o apoio institucional às Equipes de Competição da instituição para o ano de 2019. As propostas de criação de novas equipes e de consolidação das já existentes devem ser encaminhadas à Proex de 2 a 17 de agosto. Ao todo poderão ser contempladas 18 equipes para receber apoio de até R$ 18 mil. O Edital segue as regras estabelecidas pelo artigo 3º da Resolução 87/2016/CUn. Conheça mais sobre o projeto no Catálogo de Equipes de Competição UFSC 2017. Mais informações em: proex.ufsc.br.

Seminário aborda contribuição de comunidades na conservação da diversidade biológica e sociocultural

Dias 1 e 2 de agosto o auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) recebe o Seminário Diálogos Interdisciplinares: territórios, sociobiodiversidade e desenvolvimento. Organizado pelo Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (PPGICH), em parceria com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) o evento aborda a contribuição de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na conservação da diversidade biológica e sociocultural. Continue a leitura>>.

Curso de Letras oferece disciplinas abertas à comunidade sobre ‘Tópicos em Morfologia – Línguas Indígenas’ e ‘Linguística Antropológica’l

O curso de Letras – Português da UFSC oferece, no segundo semestre de 2018, as disciplinas optativas “Tópicos em Morfologia – línguas indígenas” e “Linguística Antropológica”, aberta a toda a comunidade. As aulas, que iniciam dia 6 de agosto, serão ministradas pela professora Léia de Jesus Silva, que tem experiência em educação intercultural, ensino de linguística teórica para estudantes indígenas, políticas linguísticas e documentação linguística. Informações: llv@contato.ufsc.br ou (48) 3721-3751.

Seleção para tutores do curso de Física EaD

A Coordenação do Curso de Licenciatura em Física (UAB/UFSC), modalidade a distância, torna pública a abertura das inscrições de 1° a 10 de agosto de 2018 para o processo seletivo de banco reserva para a contratação de bolsistas que atuarão como tutores a distância do referido curso. Ao todo são ofertadas cinco vagas  com carga horária de 20 horas semanais. Confira o Edital n° 002/EaDFSC/UFSC . Mais informações:  https://ead.ufsc.br/fisica/ ou (48) 3721-2386 e 3721-4195.

Grupo do HU atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem

O Hospital Universitário (HU/UFSC), por meio do Núcleo Desenvolver, atende gratuitamente crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Localizado no setor de Pediatria, a iniciativa é voltada a um público de seis a 14 anos e, após diagnóstico, emitir laudo detalhado com os encaminhamentos e orientações sobre os possíveis tratamentos. Trata-se de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, que já atendeu mais de mil crianças/adolescentes em 20 anos de existência. Continue a leitura»».

Projeto de extensão da UFSC busca voluntários usuários de lentes de contato

O projeto de extensão Saúde dos Olhos, do Laboratório de Patógenos Emergentes e Oportunistas (Lapeo/CCS) está procurando voluntários que sejam usuários de lentes de contato. O projeto trabalha com o monitoramento e avaliação dos cuidados de limpeza e armazenamento das lentes de contato, por meio da pesquisa de microrganismos que possam estar relacionadas a infecções ou irritações oculares. Mais informações: acesse a Página do Projeto no Facebook.

Distribuição gratuita de ingressos para show ‘Lenine em Trânsito’ inicia nesta quinta, dia 2

O espetáculo Lenine em Trânsito será realizado no sábado, 4 de agosto, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Para o evento, serão distribuídos gratuitamente 100 ingressos aos estudantes regularmente matriculados na UFSC. As entradas começam a ser disponibilizadas aos interessados a partir das 8h30 do dia 02 de agosto. Continue a leitura»».

‘Revista Fapeu 40 anos’ tem versão digital disponível

Está circulando a Revista Fapeu nº 10, comemorativa aos 40 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), localizada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação apresenta um panorama das atividades e oferece um resumo de alguns dos principais projetos administrados junto à UFSC e à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A Fapeu gestiona hoje 314 projetos. Lançada em 2017, a revista também está disponibilizada na sua versão digital, no site da Fapeu.

‘Sociologia da ação coletiva’, lançamento da EdUFSC, tem a proposta de ser um livro didático

Sociologia da ação coletiva“, novo lançamento da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) tem a proposta de ser um livro didático. O autor, Agripa Faria Alexandre, é  professor visitante no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFSC). Continue a leitura»».

Inscrições para Oficina de canto e preparação de William Guedes Vaz podem ser realizadas até esta quarta

As inscrições para a Oficina de canto e teatro de William Guedes Vaz se encerram nesta quarta-feira, dia 1º de agosto. A Oficina, promovida pelo núcleo Oco de Artes, com apoio da Secretaria de Cultura e Arte (Secarte/UFSC), será realizada de segunda a sexta, de 6 a 10 de agosto, das 14h às 16h, na sala 210 do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Continue a leitura»».

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina