Vestibular de inverno: tema da redação agrada candidatos no terceiro dia de provas

09/07/2018 18:48

Foto: José Victor Orlandi Simões, candidato do curso de Economia. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

No terceiro e último dia do vestibular de inverno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), muitos candidatos aprovaram o tema da redação e estão com expectativas positivas para o resultado das provas. O índice de abstenções foi de 21,48%. Ao todo são oferecidas 430 vagas nos diversos campi da universidade, sendo 60 delas para o curso de Medicina em Araranguá.

José Victor Orlandi Simões, 18 anos, veio de São José dos Campos (SP) para tentar vestibular para o curso de Economia. O candidato elogiou a forma como a prova de redação é aplicada na UFSC. “Achei bem  legal poder escrever sobre ética e cidadania. Sou do estado de São Paulo e percebo  que a redação do vestibular da UFSC sempre propõe temas mais profundos do que dos vestibulares de lá.” Já as questões discursivas, ele achou mais difíceis: “Como são questões abertas, a gente tem que se virar.” José Victor já havia prestado o vestibular da UFSC em dezembro e gostou da oportunidade de poder tentar novamente no meio do ano. Dessa vez ele está confiante e na expectativa para se mudar para Florianópolis.

Salu Conteratto Ramos, candidato do curso de Engenharia têxtil. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

Tentando o vestibular também pela segunda vez, Salu Conteratto Ramos, 18 anos, optou dessa vez pelo curso de Engenharia têxtil, em vez de Engenharia Química, que havia escolhido no vestibular de dezembro. Para o candidato, que é de Florianópolis, o terceiro dia de provas foi mais desafiador: “Achei as provas discursivas difíceis. A redação, pelo menos, como era um tema mais aberto, deu para fazer.”

Bruna Sell, 20 anos, já cursa Engenharia Civil em Lages, onde reside, mas faz questão de estudar na UFSC, por isso candidatou-se para o curso Engenharia Civil e Infraestrutura – campus Joinville. “As provas de hoje estavam tranquilas. Eu estava acostumada com três temas na redação, e dessa vez foi só um. Mas como era mais genérico, deu para escrever.” 

Bruna Sell, candidata do curso de Engenharia Civil e Infraestrutura. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

Manuella Pozenato Gomes, 17 anos, é de Caxias do Sul (RS) e acaba de concluir a primeira fase do curso Letras-Espanhol na UFSC. Ela fez novamente o vestibular pois dessa vez quer entrar no curso de Letras – Português. “Nesse período em que estive na UFSC passei a me interessar mais por Português, sobretudo pela parte de Literatura. Além disso, todo mundo fala muito bem do curso de Português da UFSC, que é um dos melhores do país.” Manuella também elogiou as provas do vestibular: “De forma geral, achei as questões muito boas de fazer. Gostei bastante.”

Mais informações sobre o Vestibular 2018-2 da UFSC aqui.

Daniela Caniçali/Jornalista da Agecom/UFSC

Manuella Pozenato Gomes, candidata do curso de Letras-Português. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.