Vestibular de inverno: candidatos fazem provas por experiência

09/07/2018 17:13

Álvaro (de branco) chegando ao Centro Socioeconômico (CSE) para o vestibular. Foto: Henrique Almeira/Agecom/UFSC

O vestibular de inverno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que iniciou no último sábado, dia 7 de julho, chegou ao seu terceiro e último dia, trazendo a redação e quatro questões discursivas. No campus Reitor João David Ferreira Lima, em Florianópolis, as provas aconteceram no Centro Socioeconômico (CSE), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e na Biblioteca Universitária (BU). Muitos dos vestibulandos presentes prestaram as provas por experiência, a fim de se preparar para o vestibular de dezembro.

Renan, de 17 anos, é um dos vestibulandos que pretende fazer novamente no fim do ano para Medicina. Momentos antes de iniciar as provas, ele contou suas expectativas para o terceiro dia: “Hoje é parte que mais me preocupa, pois tem redação e as questões discursivas. Os outros dois dias eu achei tranquilo.”

Álvaro, 16 anos, confessa que também acha o terceiro dia o mais complicado, pois a redação e as questões abertas são um desafio para muitos alunos: “Quero me preparar, pois fim do ano farei o vestibular para Arquitetura ou Psicologia, ainda não decidi.” Yasmin, 18 anos, que quer tentar no verão para Odontologia, destacou a diferença da redação para as demais disciplinas: “Nos outros dias sabemos o conteúdo que pode cair , já na redação não há como saber.” Entretanto, ela apostava em dois temas: “Honestidade ou sentido da vida.”

O vestibular também ocorreu nos campus de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville; e nas cidades de Chapecó, Criciúma e Tubarão. São 60 vagas para o curso de Medicina, campus Araranguá, e 370 vagas remanescentes do Vestibular 2018-1. As provas começaram às 14h e tiveram duração de quatro horas.

Alan Christian/Estagiário de Jornalismo da Agecom/UFSC