Vagas continuarão distribuídas 70% Vestibular e 30% SiSU em 2019

09/07/2018 08:02

O acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 continuará dividido entre o concurso Vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) nas mesmas proporções que foram praticadas no ano de 2018. Dessa forma, 70% das vagas serão acessadas por candidatos do Vestibular UFSC e 30% para candidatos do SiSU.

Além da manutenção dos percentuais, manteve-se a política de pesos e notas de acordo com cada curso, já definida pelas coordenações de Curso para o próximo processo seletivo. Os editais do processo seletivo de 2019 serão publicados em agosto.

A decisão foi aprovada pela Câmara de Graduação da UFSC, que se reuniu em sessão extraordinária nesta quarta-feira, dia 4 de julho, para aprovar, entre outras coisas, o relatório da Comissão nomeada em 2017 para analisar e propor alterações no sistema de provas e no processo de seleção do Vestibular da UFSC e a Resolução Normativa que regerá o Vestibular UFSC 2019.

A relatora, professora Simone van de Sande Lee, recomendou a aprovação do relatório da Comissão, ressaltando a necessidade de continuidade dos estudos sobre os percentuais destinados para cada tipo de avaliação, Vestibular e SiSU. Outro ponto ressaltado pela Comissão é a necessidade de reduzir o número de chamadas do Vestibular e SiSU, que continua admitindo novos alunos após o início do semestre, o que se reflete em dificuldades para os calouros acompanhar o restante da turma. A relatora recomendou, em seu parecer, que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) nomeasse uma nova comissão para prosseguir com essa análise.

parecer da professora Simone foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Graduação, que seguiu à apreciação da Resolução Normativa do Vestibular 2019, com relatoria do professor Rafael Luiz Cancian.

A Câmara debateu as formas de acesso, políticas de ações afirmativas, permanência estudantil e outros assuntos. A Resolução recebeu aprovação unânime dos conselheiros e a normativa passará por alguns ajustes e seguirá para publicação. Após publicada, servirá como base para os editais do Vestibular e demais processos seletivos de ingresso para 2019.

A previsão é que a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) publique os editais na segunda quinzena de agosto e que a Prograd também nomeie uma nova comissão para reiniciar os estudos sobre as formas de ingresso no mesmo mês.

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC