Trabalho de estudante da UFSC Joinville conquista 1º lugar em Encontro de Física do ITA

13/07/2018 16:04

Leonardo Rudolfo Cardoso, estudante do curso Engenharia de Infraestrutura do campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o 1º lugar dos trabalhos apresentados por alunos de graduação no XII Encontro de Física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento foi realizado em São José dos Campos, entre 2 e 6 de julho de 2018.

O objetivo do Encontro foi reunir estudantes de graduação e pós-graduação de diversas instituições do país com professores e estudantes do Departamento de Física do ITA para estimular o intercâmbio científico. Leonardo apresentou o trabalho intitulado “XPS Peak Finder: a GUI software for spectra analysis”, no formato de painel e foi orientado pelo professor Diego Alexandre Duarte.

A pesquisa faz parte de um projeto de cooperação com a empresa BMW, coordenado pelo professor Rafael de Camargo Catapan (UFSC), e consiste no estudo de propriedades químicas de materiais semicondutores utilizados em motores de combustão a gasolina.