Projeto de extensão da pós em História publica seu primeiro verbete na Wikipedia

02/07/2018 15:24

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC) publicou no Wikipedia o verbete “Antiquário”, escrito pelo mestrando Alexandre Fiori. O texto está disponível na plataforma desde a última sexta-feira, dia 29 de junho. O artigo é o primeiro dos cinco verbetes produzidos pelo Projeto Teoria da História, desenvolvido pelo departamento sob a coordenação dos professores Flávia Varella e Rodrigo Bonaldo, e conta com a participação das bolsistas Danielly Dias e Sarah Marcelino.

O texto possui nove sessões e aborda a história dos antiquários (desde a Idade Antiga até os dias atuais), suas características em diferentes países e seu uso na literatura de ficção.

A iniciativa visa contribuir para a disseminação do conhecimento histórico em contexto não universitário e também integrar professores e alunos na área da Teoria da História e História da Historiografia. O grande alcance e a rápida difusão da informação por meio do site Wikipedia fornece um ambiente promissor para a atuação do historiador e para a produção de materiais de referência, contribuindo assim, para uma maior democratização do conhecimento.

Mais informações: ppghistoria.ufsc.br