Física no mundo real: você já parou para pensar?

11/07/2018 09:43

Você já parou para pensar sobre quando se solta dois objetos de uma determinada altura, qual deles chegará primeiro ao chão? Ou quando estamos em um ônibus e ele freia bruscamente, a tendência é a de continuar o movimento, embora o ônibus esteja desacelerando?

A primeira situação explica a cinemática e a segunda a inércia e as duas, entre tantas outras, são explicadas no livro Física com as mãos – seleção de atividades experimentais e demonstrações para a sala de aula, organizado por Tatiana da Silva, Kleber Luiz Albuquerque e Toni Fernando Mendes dos Santos, e publicado pela Editora da UFSC.

“Quantos de nós, professores ou alunos, já ouvimos, em salas de aula, frases como ‘Pra que serve?’, ou ‘Onde vou usar isso’?”, perguntam os organizadores, que questionam: “De fato, nem todo conteúdo é usado posteriormente de forma direta, mas então porque  fazer uso de tal conhecimento se não é aplicável ao mundo real?”

O livro é uma produção do PIBID – Física da UFSC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e engloba uma seleção de atividades experimentais desenvolvidas no período entre maio de 2009 e dezembro de 2013. Os textos apresentados foram estruturados, originalmente, por dois estudantes de graduação e bolsistas do programa na época – Kleber Albuquerque e Toni dos Santos, e editados por Tatiana da Silva.

Estão organizados com a pergunta “Já parou para pensar?”, em que é feita uma problematização utilizando-se um contexto mais amplo que o experimento propriamente dito e relacionado ao cotidiano.

A segunda parte, “O que iremos ver”, relaciona os conceitos que serão abordados e “Vamos responder?”, encaminha para a solução do problema inicial. A quarta seção, “O que observamos”, discute as observações feitas e completa a resposta ao problema proposto. Por fim, “Entendendo um pouco mais…” aprofunda a explicação ou discute questões relacionadas ao tema em questão.

Tatiana da Silva, Kleber Albuquerque e Toni dos Santos

Editora da UFSC