Seminário aborda contribuição de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na conservação da diversidade biológica e sociocultural

31/07/2018 19:04

Dias 1 e 2 de agosto o auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) recebe o Seminário Diálogos Interdisciplinares: territórios, sociobiodiversidade e desenvolvimento. Organizado pelo Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (PPGICH), em parceria com o Instituto Chico Mendes (ICMBio) o evento aborda a contribuição de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais na conservação da diversidade biológica e sociocultural no contexto internacional e nacional; bem como, o papel dos territórios e áreas conservadas por povos e comunidades tradicionais na conectividade das áreas naturais protegidas. No contexto internacional será debatido o caso do Sistema de Áreas Protegidas Indígenas da Austrália e a governança compartilhada dos Parques Nacionais com os aborígenes. No contexto brasileiro, será abordada a governança de territórios compartilhados em situação de sobreposição de terras indígenas com as unidades de conservação vinculadas ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

Tags: CFHseminárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina