Delegação da UFSC disputa no 62º Jogos Universitários Catarinenses

11/07/2018 11:32

A delegação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) compete no 62º Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) em Lages, do dia 11 até 15 de julho. Neste ano, a UFSC conta com a maior delegação até então, com 208 atletas divididos em 29 modalidades. Na edição deste ano dos jogos, a UFSC estreia sua participação em quatro novas modalidades, dentre elas a de Games FIFA, de futebol digital.

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

As modalidades as quais os times da UFSC irão competir são: Atletismo Feminino/Masculino; Basquetebol Feminino/Masculino; Basquete 3×3 Masculino; Badminton Feminino/Masculino; Futebol Campo Feminino/Masculino; Futsal Feminino/Masculino; Games FIFA Feminino/Masculino; Handebol Feminino/Masculino; Natação Feminino/Masculino; Tênis Campo Feminino/Masculino; Tênis Mesa Feminino/Masculino; Voleibol Feminino/Masculino; Vôlei de Praia Feminino/Masculino; Xadrez Feminino/Masculino.

Na categoria Games FIFA, ou futebol virtual, a UFSC leva três participantes, masculino e feminino. “É uma modalidade que tem tudo a crescer”, diz atleta Vítor Fernandes, estudante de Educação Física.

Vítor Fernandes, atleta de Games FIFA. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

Como modalidade nova, os jogos de futebol virtual não aparecere em disputas interatléticas. Para participar na categoria deste ano, a delegação não dispôs de tempo para selecionar novos atletas para o time. A alternativa tomada pela delegação foi a de adequar quem já participava dos jogos para disputar em Games, cabendo aos atletas escolhidos treinarem por conta própria.

A composição dos times das novas modalidades que a UFSC compete neste ano, contou com a ajuda do Projeto de Gestão Universitário, da Secretaria de Esportes (Sesp), e o apoio das atléticas na seleção dos atletas. A diferença do número de modalidades leva em conta a participação de mais atletas também em categorias já disputadas, como o futebol de campo, que agora conta com o time feminino. Os times da delegação da UFSC são formados após seleção prévia dos atletas, nas peneiras, feita pelos professores e bolsistas de cada modalidade, e a Sesp.

Com o aumento no número de atletas e as novas modalidades disputadas, a expectativa para este ano é um resultado melhor, afirma Fábio Ramos, assistente administrativo da Sesp, que acompanha a delegação no campeonato. No ano passado, a Universidade terminou o JUCs em segundo lugar, atrás da delegação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Bruna Marto e Ana Carolina Mendes, voluntárias da Equipe de Fisioterapia. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A delegação será acompanhada pela Equipe de Fisioterapia, do Projeto Desufisio, pelo segundo ano consecutivo, formada por seis graduandos e um mestrando para prevenção e recuperação dos atletas. O acompanhamento da equipe abrange desconforto musculares e pequenos acidentes em campo durante o evento. Os equipamentos levados, como máquinas de gelo e macas, são emprestados do laboratório do campus Araranguá, mencionam as voluntárias Bruna Marto e Ana Carolina Mendes, alunas da quarta fase de Fisioterapia.

O JUCs é a etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). O evento esportivo conta com a participação dos campi de universidades particulares do estado, da UFSC e Udesc.

O evento é gratuito e será sediado na cidade de Lages. O Município, pela Fundação Municipal de Esportes (FME), disponibiliza os locais para algumas disputas nos ginásios Jones Minoso e Ivo Silveira, Estádio Vidal Ramos Júnior e praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), como consta na matéria do Correio Lageano. Com exceção das modalidades de Atletismo, disputada aqui na UFSC, e Natação, que ocorreram simultaneamente em piscinas de Blumenau.

Erick Souza/estagiário de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: CDSJogos Universitários CatarinensesJUCsUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina