Centro de Ciências Jurídicas recebe módulo de ensino e pesquisa sobre União Europeia

25/07/2018 09:37

O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCJ/UFSC) foi selecionado, no dia 18 de julho, pela Comissão Europeia para receber o Módulo Jean Monnet, que tem como objetivo promover a excelência no ensino e na pesquisa sobre a União Europeia em todo o mundo. Com isso, a UFSC passa a ter a chancela da União Europeia para estimular ensino e pesquisa sobre a integração europeia em suas diferentes áreas de atuação.

A candidatura foi uma das selecionadas entre as mais de 1200 propostas recebidas pela Comissão Europeia, sendo a UFSC a única contemplada na América Latina. A seleção levou em conta a especialização dos professores e pesquisadores envolvidos, a qualidade da instituição proponente, bem como a relevância do projeto apresentado, intitulado “European Private International Law and its Impact on the European Environmental Law”.

O Módulo Jean Monnet vincula-se a atividades de ensino, pesquisa e extensão de instituições europeias e estrangeiras, e deve ser coordenado por um professor com alto e notório grau de conhecimento em estudos da União Europeia, além da participação de um grupo de pesquisadores composto por professores, especialistas e jovens estudiosos na matéria.

Na Universidade, o Módulo será coordenado pela professora de Direito Internacional Aline Beltrame de Moura e se propõe a oferecer cursos de Graduação e Pós-Graduação com temas relacionados ao Direito da União Europeia, além de congressos e seminários com professores de universidades parceiras do Brasil e do exterior.

Segundo Aline, ter conseguido trazer o programa para a UFSC “é uma excelente oportunidade para incentivar os estudantes de Graduação e de Pós-Graduação a conhecerem e compreenderem a relevância do processo de integração europeu e, por meio desse estudo, identificarem modelos e iniciativas bem sucedidas que possam servir de referencial para criação de novas de linhas de pesquisa e programas.”

O grupo de pesquisas que compõe o projeto também conta com a colaboração dos docentes do Curso de Direito, Arno Dal Ri Júnior e Cristiane Derani, dos doutorandos Arthur Rodrigues Dalmarco e Chiara Mafrica Biazi e do mestrando Gustavo Monteiro Becker. Como membros pesquisadores externos à instituição, o projeto conta com a parceria da professora Jamile Bergamaschine Mata Diz (UFMG), da professora Patrícia Grazziotin Noschang (UPF) e do professor Paulo Potiara (Cesusc).