Projeto Abraça Mundo busca integrar estudantes estrangeiros participantes do PEC-G

12/06/2018 10:43

Outro país e uma experiência única. Colegas novos e uma cultura totalmente diferente da sua. Essa é a realidade vivenciada por estudantes que deixam sua nação para conquistar o sonhado diploma de curso superior. Criado pelo governo federal na década de 1960, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é destinado para a formação e qualificação de estudantes de 59 países em desenvolvimento por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de graduação em instituições de ensino superior (IES) brasileiras.

Dia 11 de maio, primeiro encontro do Projeto Abraça Mundo com os estudantes do PEC-G.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) integra a iniciativa desde 1970 com a participação de três estudantes e, de lá para cá, recebeu 596 acadêmicos estrangeiros via PEC-G, entretanto, desses, somente 313 concluíram o curso superior na instituição. Este ano ingressaram por meio do Programa 122 alunos, sendo que o pico de participação foi no ano de 2006, segundo dados levantados pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).

Mesmo com um histórico sólido na UFSC, o PEC-G é pouco conhecido entre a comunidade acadêmica. Esse fator foi o principal motivador para que os acadêmicos da 8ª fase do curso de Administração, durante a disciplina de Projetos, observassem a necessidade em unir informações sobre o PEC-G e desenvolver ações de integração desses estudantes entre si e com a universidade.

Isabela Romani Bettanin, coordenadora de Marketing da atividade, conta que a acolhida dos estudantes estrangeiros é desafiadora. “Começamos a nos perguntar ‘quem conhecia o PEC-G?’. São muitos os estudantes e os servidores que não fazem ideia do que se trata. Além do mais, os próprios acadêmicos que ingressaram via Programa não se conhecem entre si”.

Esses pontos nortearam as ações do Projeto Abraça Mundo em duas vertentes: 1) Desenvolver um site que será hospedado junto à página da Sinter e reunirá informações sobre: PEC-G, serviços de saúde, transporte, utilidades sobre a cidade, regras, legislação, desafios, convênios/bolsas e Fórum de integração; 2) Realizar um evento envolvendo os estudantes estrangeiros e a comunidade acadêmica como forma de integrar e interagir sobre a cultura, idiomas, tradições e esportes dos países participantes do PEC-G 2018.

Evento Projeto Abraça Mundo

O site tem previsão de entrar ao ar no final deste semestre e o evento de integração será realizado neste domingo, dia 17 de junho, a partir das 9 horas no PKM8 Esporte e Lazer (localizado na SC 401). A integração entre os alunos do PEC-G com a comunidade acadêmica prevê a realização de jogos de futebol, workshop de tranças, churrasco e, às 15 horas, a transmissão do jogo da Seleção Brasileira com a Suíça pela Copa do Mundo. O evento do Projeto Abraça Mundo nesse domingo é gratuito, mas as vagas são limitadas. A reserva deverá ser feita na página do Projeto.

O Projeto está registrado no Sigpex da UFSC como uma ação de extensão e permite a certificação de até 40 horas de atividades complementares. Participe!

Mais informações por meio do contato ou nas mídias sociais do Projeto: Instagram | Facebook.

PEC-G na UFSC

Atualmente, Cabe Verde é o país que mais enviou cidadãos para fazer a graduação na UFSC, são 25 alunos. Em seguida está Angola, com 15 estudantes, e Paraguai, com 12. Ainda compõem o grupo estudantes de África do Sul (1), Benin (9), Bolívia (8), Colômbia (2), El Salvador (1), Equador (5), Gana (1), Guatemala (2), Guiné-Bissau (10), Haiti (1), Honduras (7), Jamaica (2), Moçambique (2), Namíbia (2), Nigéria (1), Panamá (1), Peru (4), República Democrática do Congo (4), República Dominicana (1), São Tomé e Príncipe (2), Timor-Leste (3) e Venezuela (1).

Willian Cleyton da Silva, membro da Sinter, enaltece que o PEG-C reforça os valores da instituição na direção da construção de uma sociedade justa, democrática, inclusiva e internacionalizada. “O Programa está para além da formação de profissionais aptos a entrarem no mercado de trabalho de seu país como forma de contribuírem com a área na qual se graduaram”.

Para participar, o candidato deve se apresentar à Embaixada ou Consulado do Brasil, local em que poderá se inscrever no processo seletivo do programa. É importante que ele procure se informar acerca das IES participantes no Brasil e dos cursos oferecidos. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar uma ou duas opções de curso, sendo possível também indicar duas cidades brasileiras em que gostaria de estudar.

As inscrições do programa PEC-G são gratuitas e a pré-seleção é feita pelas embaixadas brasileiras onde os estudantes se candidataram. A avaliação final é feita em Brasília por uma comissão formada por representantes do Ministério da Educação, Ministério das Relações Exteriores e das universidades brasileiras que disponibilizam vagas para o programa.

Mais detalhes no edital do projeto seletivo deste ano.

Para que os estudantes do PEC-G consiga finalizar o curso são desenvolvidos projetos de acolhida e de auxílio permanência, são eles:

Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura. Oferece apoio financeiro. Informações no site.

Bolsa Mérito é concedida aos estudantes-convênio do PEC-G que demonstrem aproveitamento acadêmico excepcional. Oferece apoio financeiro num período de 6 meses. Informações no site.

Bolsa Emergencial é concedida aos estudantes-convênio do PEC-G que comprovem situação de extrema dificuldade financeira imprevista. Oferece apoio financeiros num período de 6 meses. Informações no site.

Os estudantes do PEC-G também pode participar dos editais lançados pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFSC) que ofertam auxílio creche, moradia, entre outros. Ainda, há a parceria com a Clínica Intercultural da UFSC que disponibiliza um espaço de escuta sensível ao encontro entre culturas, principalmente no serviço de atendimento psicológico especializado em problemáticas complexas de saúde mental apresentadas por refugiados e imigrantes.

Serviço

O quê: Evento de integração do Projeto Abraça Mundo

Quando: 17 de junho, domingo

Horário: A partir das 9h.

Onde: PKM8 Esporte e Lazer (localizado na SC 401)

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

Fotos: Divulgação