Pós-Graduação da História promove evento sobre protestos de 1968 nesta quinta

06/06/2018 16:03

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGH/UFSC) promove nesta quinta-feira, 7 de junho, o evento “1968 e o Sul Global”, no auditório do bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. A conferência de abertura será das 10 às 12h, com apresentação de  Mirta Varela, professora da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. À tarde terá a mesa-redonda “1968: conflitos, resistências e produção de acervos”. O encerramento será às 19h, com a exibição e debate do documentário “Palabra de fotógrafo: Testimonios sobre el 68”, com comentários de Larissa Riberti, professora de História da UFSC.

O Simpósio comemora os 50 anos dos protestos globais que marcaram 1968 como o Ano Internacional dos Direitos Humanos, segundo a ONU.  Através de um passeio por memórias e acervos, as apresentações buscam refletir e debater sobre as dimensões de utopia e resistência, repressão e violência deste passado recente, capaz de dialogar diretamente com o contexto dos dias atuais.

Mais informações no site do evento.

Tags: 19681968 e o Sul GlobalhistóriaPPGHPrograma de Pós-Graduação em Históriaprotestos de ruaUFSC