Pesquisadores convidam acadêmicos para participar de projeto internacional de estilo de escrita

27/06/2018 11:47

Professor Marcio Vieira de Souza, um dos representantes da UFSC no projeto TeSLA. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

O Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida todos os acadêmicos a participarem do Projeto TeSLA, que busca aprimorar  um sistema de análise textual de estilo de escrita e autoria. A pesquisa é pertencente à Open University, instituição EaD do Reino Unido que é referência mundial em tecnologias educacionais. A parceria é estabelecida por meio da rede de pesquisa coLearn, liderada pela professora Alexandra Okada, da Open University. Para participar, a pessoa precisa enviar um texto de sua autoria, contendo no mínimo uma página, até dia 30 de junho, para o site da iniciativa.

Por meio da colaboração no projeto, a UFSC busca a internacionalização, a fim de firmar parcerias de pesquisa com universidades do exterior. Os representantes da divulgação na universidade são o professor Marcio Vieira de Souza e a doutoranda Luziana Quadros da Rosa, ambos integrantes do  Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC).

Os primeiros resultados sobre a funcionalidade do algoritmo de reconhecimento de texto, que visa identificar casos de plágio no âmbito acadêmico, devem sair até o mês de outubro. Além de pesquisas de tecnologias de autenticação pelo uso do teclado, o Projeto TeSLA também realiza estudos em reconhecimento de voz e face.

Também há um vídeo de apresentação do projeto e um  tutorial em português sobre o procedimento. Cada participante voluntário receberá a certificação de uma hora emitida pela Open University.

Dúvidas sobre o envio do texto podem ser esclarecidas nos seguintes e-mails:

Professor Marcio Vieira de Souza –

Luziana Quadros da Rosa –