Pesquisadores convidam acadêmicos para participar de projeto internacional de estilo de escrita

Professor Marcio Vieira de Souza, um dos representantes da UFSC no projeto TeSLA. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC
O Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida todos os acadêmicos a participarem do Projeto TeSLA, que busca aprimorar um sistema de análise textual de estilo de escrita e autoria. A pesquisa é pertencente à Open University, instituição EaD do Reino Unido que é referência mundial em tecnologias educacionais. A parceria é estabelecida por meio da rede de pesquisa coLearn, liderada pela professora Alexandra Okada, da Open University. Para participar, a pessoa precisa enviar um texto de sua autoria, contendo no mínimo uma página, até dia 30 de junho, para o site da iniciativa.
Por meio da colaboração no projeto, a UFSC busca a internacionalização, a fim de firmar parcerias de pesquisa com universidades do exterior. Os representantes da divulgação na universidade são o professor Marcio Vieira de Souza e a doutoranda Luziana Quadros da Rosa, ambos integrantes do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC).
Os primeiros resultados sobre a funcionalidade do algoritmo de reconhecimento de texto, que visa identificar casos de plágio no âmbito acadêmico, devem sair até o mês de outubro. Além de pesquisas de tecnologias de autenticação pelo uso do teclado, o Projeto TeSLA também realiza estudos em reconhecimento de voz e face.
Também há um vídeo de apresentação do projeto e um tutorial em português sobre o procedimento. Cada participante voluntário receberá a certificação de uma hora emitida pela Open University.
Dúvidas sobre o envio do texto podem ser esclarecidas nos seguintes e-mails:
Professor Marcio Vieira de Souza – marciovieiradesouza@gmail.com.
Luziana Quadros da Rosa – cpead.bpi.luziana@gmail.com.