Participante de projeto de matemática da UFSC é único catarinense selecionado para capacitação no IMPA

04/06/2018 11:20

Em maio deste ano o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) realizou uma seleção entre estudantes dos 8º e 9º anos de todo o Brasil, com o objetivo de capacitar os melhores colocados para representar o país em olimpíadas Internacionais de Matemática, como a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Cone Sul e Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPL). Cerca de 480 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que fazem o Programa de Iniciação Científica da OBMEP (PIC), participaram do processo seletivo para o treinamento, dos quais somente 14 foram selecionados.

Entre eles está João Pedro Tambosi, natural de Pomerode (SC), único estudante selecionado de Santa Catarina este ano e que conquistou a sexta posição entre os 14 escolhidos. Desde 2017, João participa do PIC e dos Treinamentos para as Olimpíadas de Matemática oferecidos por professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina em Blumenau. A iniciativa propõe aumentar o interesse dos jovens da região do Vale do Itajaí pela matemática e tem revelado talentos na área (veja reportagem anterior).

O treinamento para as competições internacionais, oferecido e custeado integralmente pelo IMPA, será realizado entre os dias 28 de junho e 1° de julho, no campus Vila Mariana do Colégio Etapa (São Paulo).

UFSC Blumenau oferece treinamento para competições

O projeto ‘Treinamentos para Olimpíadas de Matemática’ visa preparar estudantes da rede escolar do Vale do Itajaí para terem um melhor desempenho nas Olimpíadas de Matemática e a aumentarem o interesse pela matemática. São atendidos estudantes a partir do 4º ano do ensino fundamental, do ensino médio, até o nível universitário. Os treinamentos são gratuitos e acontecem na UFSC Blumenau (rua João Pessoa 2750, bairro Velha). Mais informações por meio do site do projeto ou pelo e-mail

Comunicação UFSC Blumenau, com informações IMPA.