‘O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o sistema de Stanislávski’ é tema de palestra

11/06/2018 15:36

No dia 15 de junho, o Curso de Artes Cênicas da UFSC recebe a professora Michele Almeida Zaltron que proferirá a palestra “O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o ‘sistema’ de Stanislávski”.

Konstantin Stanislávski (1863-1938). Fonte: Escritas.org

A palestrante:

Michele Almeida Zaltron é professora e pesquisadora das áreas de atuação e direção teatral, Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC – UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – 2016), com Doutorado Sanduíche na Escola-estúdio do Teatro de Arte de Moscou – Moscow Art Theatre School (2014-2015) – Rússia. Mestre em Ciência da Arte pelo PPGCA – UFF (Universidade Federal Fluminense – 2011) e Bacharel em Artes Cênicas nas habilitações Interpretação Teatral (2003) e Direção Teatral (2002) pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

O autor da obra em debate:

Konstantin Stanislávski (1863-1938), pedagogo, ator e encenador russo, buscou a organicidade na cena teatral tentando escapar dos modos de atuação vigentes em seu tempo que se apoiavam em clichês e normas estabelecidas. Opôs-se ao regime das “estrelas” instituídos no teatro da época, propondo uma ética profissional que exige do artista seu envolvimento integral com a criação. Desenvolveu, a partir da observação da vida, no que diz respeito ao homem em ação, um “sistema” para o ator e encenador. Os fundamentos deste “sistema” se reúnem em torno da prática da ação física e tal prática ainda hoje se faz presente em inúmeros processos teatrais que têm no ator seu elemento princeps do espetáculo. As discussões que a prática de Stanislávski levantou ainda hoje são pertinentes ao trabalho do ator e do encenador, pois dizem respeito à vivência orgânica em cena.

Serviço:

O que: Palestra “O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o ‘sistema’ de Stanislávski”

Quando: 15 de junho, às 14h

Onde: Sala de Projeção do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), 1° andar

Mais informações: Curso de Artes Cênicas da UFSC / (48) 3721-2343

Tags: Curso de Artes Cênicas da UFSCKonstantin StanislávskipalestraSistema de StanislávskiUFSC