Grupo de Pesquisa Via Estação Conhecimento lança livro sobre Habitats de Inovação

19/06/2018 09:23

O Grupo de Pesquisa Via Estação Conhecimento (Via), vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou o livro ‘Habitats de Inovação’, disponível para download gratuito. Se trata do único do Brasil especializado nessa área, o grupo interdisciplinar é coordenador pela professora Clarissa Stefani Teixeira e envolve pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. “A combinação das diferentes formações dos pesquisadores permite a análise global e aprofundada de cada habitat em seus aspectos sociais, jurídicos, urbanísticos, econômicos e de gestão, entre outros”, dizem os participantes.

A obra publicada é pioneira e apresenta 14 capítulos, sendo que o primeiro volume tem como foco apresentar o conceito de cada habitat e as teorias que o embasam. “A publicação se encaixa de forma coerente ao momento que o estado catarinense está vivenciando como um protagonista em inovação, tendo como principal expoente a cidade de Florianópolis, há alguns anos como uma das mais inovadoras do país. Iniciativas como o Pacto pela Inovação, a nova Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina e a elaboração do Novo Marco Legal de Inovação, projetos que se vincula diretamente o grupo Via, refletem as transformações que a inovação provocou e continua provocando no estado catarinense”, salientam as Clarissa e Ágatha Depiné, organizadoras do livro.

O desenvolvimento da obra foi colaborativo envolvendo professores, estudantes e pesquisadores externos, totalizando 26 autores. Para a professora Clarissa, “um dos objetivos era que a obra fosse entregue no formato open science, por meio do download gratuito em nosso site, permitindo que realmente alcançássemos a meta de tornar o conhecimento acessível e tangível para toda a sociedade”.

O grupo disponibiliza, assim, uma série de publicações acadêmicas e conteúdos informativos de forma gratuita para download, denominados ‘atalhos do conhecimento’. Acesse o site do Via.

Para fazer o download do primeiro volume da obra acesse o site.

Tags: EGCHabitats de InovaçãoinovaçãopesquisaUFSCViaVIA Estação Conhecimento