Grupo de Pesquisa da UFSC tem artigo premiado em evento internacional

12/06/2018 11:01

O grupo de pesquisa em Otimização de Sistemas, do Departamento de Automação e Sistemas (DAS) da UFSC recebeu premiação pelo melhor artigo durante o 3º IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production (IFAC-OOGP 2018), ocorrido em Esbjerg, Dinamarca, de 30 de maio a 1º de junho.

Intitulado “Derivative-Free Optimization of Offshore Production Platforms Sharing a Subsea Gas Network”, o artigo tem como contexto a produção de óleo e gás da bacia de Santos, em que o gás produzido pelas plataformas do pré-sal contém altos teores de CO2, o que pode limitar a produção total de petróleo. No artigo um simulador computacional é usado para otimizar a produção de óleo, sem necessidade de elaboração prévia de modelos.

Os autores do artigo foram: Eduardo Camponogara, professor do Departamento de Automação e Sistemas, UFSC; Amanda S. Machado, aluna de graduação em Engenharia de Controle e Automação, UFSC; Thiago L. Silva, em estágio pos-doc no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, UFSC; Caio M. Giuliani, aluno de doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas, UFSC; Bruno F. Vieira, Petrobras; Alex F. Teixeira, Petrobras.

Sobre o evento:
IFAC-OOGP 2018

Tags: Departamento de Automação e SistemasIFAC-OOGPUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina