Exposição ‘O Fadólico’, de Maurício Paiva, no Espaço Estético do Colégio de Aplicação

29/06/2018 09:42

O Espaço Estético do Colégio de Aplicação (CA) da UFSC inicia no dia 2 de julho (segunda-feira) a exposição O Fadólico, do artista Maurício Paiva, sobre o livro de História em Quadrinhos homônima. A história da obra é inspirada na vida e obra do pesquisador e artista plástico Franklin Cascaes. A exposição apresenta páginas da HQ ampliadas em painéis, totens de personagens em tamanho real e um conjunto de quadros que revelam o processo criativo da confecção de uma página. No ano passado, à época do lançamento d’O Fadólico, o quadrinista doou um exemplar para a Biblioteca Setorial do CA, onde alunos do colégio, comunidade escolar e interessados podem ter acesso à obra.

A exposição, com entrada gratuita, ficará aberta das 7h30 às 18h30, e encerra no dia 13 de julho juntamente com o início do recesso escolar.

Maurício Paiva, natural de Florianópolis, é ligado à ilustração devido ao seu precoce interesse por histórias em quadrinhos de diversas culturas. Dessa forma, notou como o local onde cada autor vive influencia em sua criatividade de forma única. No caso de Maurício, viver com os pés na lagoa deve ter causado seu efeito.

Graduado com méritos no curso superior de Design Gráfico na Udesc e no curso de Propaganda e Multimídia no Martin College, em Sydney. Como designer, já participou da equipe de diversas empresas de criação e comunicação. Desde então, entrou como sócio na empresa Vista Imagens, pela qual presta serviços de ilustração e design gráfico. Dentre eles, atuou como diretor de arte do jogo eletrônico Cruz Brothers, e foi o ilustrador de mais de 300 fichas do projeto Cobo – brinquedo educativo. No ano de 2017 lançou seu primeiro livro autoral – “O Fadólico”.

Atualmente atua como diretor de arte na Petzim, empresa de artigos para animais de estimação, além de lecionar nos cursos de ilustração e animação do SENAI/SC.

Espaço Estético

Inaugurado em março de 1998, por meio de um projeto de ensino e extensão, o Espaço Estético do CA da UFSC caracteriza-se como uma Atividade Permanente da Escola com o objetivo de propiciar alfabetização visual e melhor sistematizar processos de ensino-aprendizagem, visando uma efetiva educação estética. O espaço viabiliza exposições e ações educativas, encontros com artistas/autores, debates e oficinas que reflitam sobre a pesquisa em artes visuais produzida, abrindo espaço para interações do universo escolar com o entorno.

O Espaço Estético é localizado em um lugar de passagem, tornando-se, assim, parte do cotidiano escolar, para que seja um local de apreciação, leitura, reflexão, análise e discussão de diversas produções visuais.

Mais informações: espacoesteticoca.wixsite.com

Tags: Colégio de AplicaçãoMaurício PaivaO FadólicoUFSC