DIVULGA UFSC – 27/06/2018 – Edição 1091

27/06/2018 10:19

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 27/06/2018 – Edição 1091

Esporte na UFSC ganha força com revitalização de complexo, inaugurado nesta terça

Recuperação das quadras, drenagem pluvial do terreno, construção de calçadas adaptadas e muros e instalação da iluminação pública e esportiva. Esse é o saldo do conjunto de obras entregue nesta terça-feira, 26 de junho, agora com o nome de ‘Complexo Esportivo’, no Centro de Desportos da UFSC. Continue a leitura»».

Palestra ‘Rússia e segurança europeia: desafios e oportunidades’

O Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) promove a palestra ‘Rússia e segurança europeia: desafios e oportunidades’, na quinta-feira, dia 28 de junho, às 14h, na sala dos conselhos do CSE. Quem ministra a palestra é a professora Maria Raquel Freire (Universidade de Coimbra). Mais informações.

Palestra sobre Afasia é promovida pelo Departamento de Fonoaudiologia, dia 28

A afasia é um distúrbio que afeta a habilidade para se comunicar e é ocasionada por danos em regiões do cérebro que controlam a fala e a linguagem, causando dificuldades para elaborar, compreender e expressar a linguagem oral e/ou escrita. A causa mais comum é o acidente vascular cerebral (AVC). Para debater e conscientizar sobre o assunto, o Departamento de Fonoaudiologia da UFSC realizará uma palestra no dia 28 de junho, quinta-feira, a partir das 13h30, no Hospital Universitário (HU – Sala do Nipeg – andar térreo – em frente ao Ambulatório B), em decorrência da Campanha de Conscientização sobre Afasia. Continue a leitura»».

Professores da UFSC lançam livros no dia 28 de junho

A professora Olinda Evangelista e o professor Lucídio Bianchetti, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lançam livros no dia 28 de junho, quinta-feira, a partir das 17 horas, na Livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Cultura e Eventos da universidade. Continue a leitura>>.

Cadernos Naui tem chamada aberta para submissão de trabalhos

A revista eletrônica Cadernos NAUI está recebendo artigos, resenhas, ensaios de imagens e entrevistas. A chamada para submissão para a próxima edição está aberta até o dia 30 de junho de 2018.A publicação têm como proposta dois eixos temáticos: dinâmicas urbanas e patrimônio cultural. Mais informações.

UFSC Blumenau sediará 5ª Escola Brasileira de Ensino de Física

O campus Blumenau sediará, entre os dias 27 e 31 de agosto, a V Escola Brasileira de Ensino de Física. O evento destina-se a docentes de cursos de mestrados profissionais em ensino de Física, particularmente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), oferecido em rede pela Sociedade Brasileira de Física. A programação inclui minicursos e palestras. As inscrições e o prazo para submissão de resumos vão até 30 de junho e devem ser feitas pelo site.

Estudante da UFSC instala laboratório de física em universidade da Costa Rica

O Laboratório de Experimentação Remota (RexLab) da UFSC Araranguá, por meio de uma parceria com a Universidade Estatal a Distância da Costa Rica (Uned), instalou um laboratório de física na instituição costa riquenha. A montagem, o treinamento e o desenvolvimento foram custeados pela Uned e o laboratório foi construído a partir de tecnologias (hardware e software) desenvolvidas pelo RexLab. Continue a leitura>>.

Laboratório de Moluscos Marinhos disponibiliza pré-sementes de vieiras para comercialização

O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM/ CCA) comunica a disponibilidade de pré-sementes de vieiras excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa). Mais informações na página do LMM ou telefone (48) 3721-2709.

Grupo de Estudos em Lean publica artigo sobre gerenciamento de diretrizes e rotinas

O Grupo de Estudos em Lean (GLean), vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC, publicou o artigo ‘Do estratégico ao operacional: como se relacionam o hoshin kanri e o gerenciamento da rotina em uma entidade estudantil sem fins lucrativos’ durante o VII Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção (ConBRePRO). O artigo faz uma análise sobre como funciona o gerenciamento de diretrizes e rotinas do GLean e pode ser baixado nos Anais do evento. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
TwitterFacebook

Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.