Desafios da Assistência em Enfermagem são debatidos em eventos na UFSC

08/06/2018 10:31

Até esta sexta-feira, 8 de junho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia dois eventos da área de Enfermagem: o 16º Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (Senaden) e o 13º Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (Sinaden). As atividades tiveram início no dia 5 de junho.

Foto: Divulgação/Fapesc

A temática central é “Os desafios contemporâneos da formação profissional em enfermagem e da sistematização da assistência de enfermagem”, com a pauta da proposição das novas Diretrizes Curriculares, a fim de provocar diálogos e instigar a Sistematização da Assistência de Enfermagem nos diferentes níveis de atuação. Também são debatidos a integração ensino-serviço-comunidade como estratégia para a formação profissional e consolidação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, e os referenciais teórico-metodológicos, raciocínios clínico e sistemas de linguagem padronizada dos processos de Enfermagem.

O simpósio e o seminário já são tradicionais e consolidados eventos científicos, culturais e políticos da Enfermagem brasileira, realizados pela Associação Brasileira de Enfermagem, e reúnem convidados, pesquisadores nacionais e internacionais, autoridades do executivo, legislativo e judiciário, estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, trabalhadores de enfermagem e de áreas afins da saúde e das ciências humanas e sociais. A programação completa pode ser acessada neste link.

O espaço de debates oferece a possibilidade de apresentar trabalhos, trocar experiências e compartilhar estratégias exitosas de trabalhar, educar, e fazer gestão em saúde, que podem refletir na discussão e aprendizado para o ato de cuidar e pela preservação de um trabalho digno que promova a vida, a saúde e a justiça.

“Esse é um momento histórico para a ABEn Nacional, a interlocução de dois eventos importantes que tratam de assuntos emergentes da formação em nível técnico, graduação, pós graduação e da formação em serviço que além de qualificar os profissionais de enfermagem qualificam os serviços de saúde. Congregamos atividades que buscam apresentar as fortalezas, apontar fragilidades e propor encaminhamentos que fortaleçam as práticas profissionais em todas as regiões do Brasil”, destaca Edlamar Katia Adamy, coordenadora do evento e Diretora de Educação da ABEn Nacional.

Os eventos têm apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

com informações da Coordenadoria de Comunicação da Fapesc

Tags: enfermagemSeminário Nacional de Diretrizes para Educação em EnfermagemSimpósio Nacional de Diagnósticos de EnfermagemUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)