DCE promove aula pública sobre 100 anos do Manifesto de Córdoba nesta quinta

20/06/2018 17:24

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (DCE/UFSC) promove nesta quinta-feira, dia 21 de junho, uma aula pública sobre os 100 anos do Manifesto de Córdoba. O evento ocorre no varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), das 12h às 14h. O objetivo é refletir sobre o manifesto ocorrido em 21 de junho de 1918, na Universidade Nacional de Córdoba, Argentina; e também sobre os 50 anos da promulgação da lei brasileira de Reforma Universitária. Os palestrantes convidados são Cinthia de Souza, formada em Economia pela UFSC, e Victor Cunha, graduando em História na UFSC.

O Manifesto de Córdoba, realizado por estudantes, é considerado um marco na luta pela transformação popular da universidade argentina, até então estabelecida sob bases coloniais, eurocêntricas, eclesiásticas e autoritárias. Já a Lei de Reforma Universitária, aprovada em 1968, durante a ditadura militar, modificou as estruturas das universidades brasileiras — nos moldes mercadológicos e meritocráticos —, indo na contramão do movimento estudantil latino-americano que, ainda inspirado pelo Manifesto de Córdoba, lutava pela democratização e universalização do ensino superior público.

Mais informações no evento do Facebook.