3º Colóquio Internacional FITA: espetáculos do primeiro dia, 11

11/06/2018 10:01

Na segunda-feira, 11 de junho, tem início o 3º Colóquio Internacional FITA, com diversas atividades programadas. O espetáculo “SóFridas” da Companhia Trip Teatro (Rio do Sul – SC) será apresentado às 20 horas, no SESC Prainha. Também nesta segunda-feira, será apresentado o espetáculo  “Tudo vira Dança”, de curta duração, em várias sessões, à tarde, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Ainda no mesmo local ocorrem as apresentações de lambe-lambe. Essas apresentações são gratuitas e abertas à comunidade.

Veja a programação completa do evento, incluindo atividades formativas, no blog http://coloquiofita2018.blogspot.com.

Espetáculos

“SóFridas”, da Trip Teatro, acontecerá no dia 11 de junho, às 20h, no SESC Prainha (Grátis). O espetáculo catarinense explora o teatro de objetos, uma das temáticas que norteiam esta edição do Colóquio.

Além da apresentação, a companhia também participará dos Relatos de Experiência, na terça-feira (12/6), às 16h. A atividade, aberta ao público, será uma oportunidade para conversarmos a cerca do processo criativo do espetáculo e ocorrerá na Sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Campus Trindade).

Se essa bolsa fosse uma mulher, que mulher ela seria? Romântica? Independente? Sonhadora? Engraçada? Louca? Através das bolsas e dos objetos você vai conhecer várias mulheres que talvez estejam, estiveram ou estarão, algum dia, escondidas dentro de cada uma de nós.

Direção: Sandra Vargas
Duração: 60 min
Faixa Etária: 14 anos
Técnica: Objetos

Serviço 1

O quê: Espetáculo “SóFridas” – Trip Teatro
Quando: 11 de Junho, 20h.
Onde: SESC Prainha
Quanto: Grátis
Tudo Vira Dança”, da Essaé Cia, acontecerá nos dias 11 e 12 de junho, das 13h às 14h e das 15h às 16h, na Sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Grátis). O espetáculo catarinense tem duração de 5 minutos e explora o teatro de objetos, uma das temáticas que norteiam esta edição do Colóquio.

O Projeto “Tudo Vira Dança” busca dar vida á objetos inanimados utilizando-se da técnica de manipulação de objetos. “Tudo Vira Dança” dá continuidade à pesquisa iniciada pela Essaé Cia com o Teatro de Objetos em Joinville. Ferramentas, material escolar, abridores de garrafas… Tudo vira dança!!!

Direção: Cassio Correia e Muriel Szym
Duração: 5 min.
Faixa Etária: Livre
Técnica: Objetos

Serviço 2

O quê: Espetáculo “Tudo Vira Dança” – Essaé Cia
Quando: 11 e 12 de Junho, das 13h às 14h e das 15h às 16h.
Onde: Sala Laranjeira – Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Campus Trindade)
Quanto: Grátis
Apresentações de Lambe-Lambe (apresentações paralelas)
13h até 14h – Hall Centro de Cultura e Eventos UFSC

“O Ancião” – Tribo Pachorra Teatro Livre
“Baús do Tesouro” – Cia Artística Avenida Lamparina

Outras atividades

Palestra – “O Teatro de Objetos” com Sandra Vargas (Grupo Sobrevento – São Paulo/SP)
Mediação: Profª Maria de Fátima de Souza (Sassá) Moretti
Local: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos – UFSC), às 14h

Mesa de Conversa – “Caminhos para uma montagem no Teatro de Animação”
Com Sandra Vargas (Grupo Sobrevento / SP), Prof Gilson Moraes (UFRJ), Willian Sieverdt (Trip Teatro / SC) e Ronaldo Robles (Cia. Quase Cinema – FIS / SP)
Mediação: Profª Maria de Fátima de Souza (Sassá) Moretti
Local: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC), às 16h

Sobre o Colóquio FITA

A programação deste 3º Colóquio é composta por espetáculos e um cronograma de atividades formativas, que compreendem palestras, mesas de conversa, sessões de comunicação com publicação de anais e oficinas. O evento é dedicado à área do Teatro de Animação e tem como propósito disseminar as técnicas e pesquisas realizadas na temática, reforçando a discussão e o aprendizado de elementos que compõem o universo desta linguagem teatral.

Nesta terceira edição, o Colóquio adota como proposta temática “O Teatro de Sombras e o Teatro de Objetos” e tem como foco potencializar o espaço de troca de conhecimentos, proporcionando o intercâmbio entre artistas, pesquisadores, comunidade acadêmica e comunidade em geral.

O Colóquio Internacional nasceu a partir do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação. Com onze edições realizadas, o FITA foi idealizado para que o público catarinense pudesse prestigiar espetáculos de formas animadas e, ao mesmo tempo, para atender aos anseios dos grupos teatrais, pesquisadores e estudantes, propiciando a eles um espaço de formação e visibilidade.  A 12ª edição do Festival não acontecerá em junho deste ano, como previsto no cronograma de execução, mas a coordenação do evento segue na busca de recursos financeiros que possam viabilizá-lo para o segundo semestre deste ano.

Realização e Apoio

O Colóquio tem coordenação geral de Maria de Fátima de Souza Moretti (Sassá Moretti) do Departamento de Artes/CCE/UFSC, coordenação executiva de Zélia Sabino do Departamento Artístico Cultural/SeCArte/UFSC e produção executiva de Gustavo Bieberbach, doutorando do CCE/UFSC.

Realização: Fazendo FITA Cia. Artística

Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), SESC Florianópolis e Fecesc.

Apoio Institucional: UFSC: SeCArte/Departamento Artístico Cultural (DAC), Proex, CCE/Departamento de Artes (ART) e Nelool // Udesc/Ceart, ABTB/Unima,  Embaixada da Espanha no Brasil, Ministério da Cultura da França, La Région Occitanie, Cenaem Trânsito, Governo do Estado de Santa Catarina/FCC/TAC 8emPonto.

Paulo Marcos de Assis / Estagiário de Jornalismo / DAC / SeCArte / UFSC com informações do blog do evento

Tags: Cóloquio Internacioal FITADACFITASóFridasUFSC