UFSC realiza seminário sobre transporte coletivo nesta segunda, 21

17/05/2018 09:44

O Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará na próxima segunda-feira, 21 de maio, das 13h30 às 18h, no auditório Teixeirão (DEEL/UFSC), o Seminário ‘Transporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF)’. Pesquisadores e técnicos irão debater sobre o papel do transporte coletivo na mobilidade urbana e apresentar soluções para a região. O evento é aberto ao público e conta com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do Seminário.

Durante a tarde serão apresentados estudos e propostas relacionados à acessibilidade espacial, benefícios da nova proposta de transporte integrado da RMF e a experiência da região metropolitana de Lisboa com palestra do professor catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa Fernando Nunes da Silva. Outro tema em discussão será a redução da emissão de poluentes e melhorias para a saúde pública, tema da apresentação do coordenador do Grupo de Trabalho de Transporte Limpo e Energias Renováveis do Comitê de Mudanças Climáticas de São Paulo Olimpio de Melo Alvares Junior.

Programação

13h às 13h30: Recepção

13h30 às 13h45: O papel do Transporte Coletivo na Mobilidade Urbana

Werner Kraus Jr. – Coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

13h45 às 14h15: Acessibilidade Espacial no Transporte Coletivo

Carolina Stolf – Arquiteta e Urbanista

14h15 às 14h45: Transporte Coletivo e Saúde Pública

Olímpio Alvares – Engenheiro Mecânico, especialista em emissões veiculares

14h45 à 15h15: Mobilidade Urbana na Grande Lisboa – Direito Social e Papel do Estado – Fernando Nunes da Silva – Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico de Lisboa

15h15 às 15h45: Integração do Transporte Coletivo Metropolitano

Célio Sztoltz – Diretor Técnico da SUDERF

15h45 às 17h15: Debate Público com Coffee Break

17h15 às 17h30: Encerramento

Sobre os palestrantes

Werner Kraus Jr. é professor titular do Departamento de Automação e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenador do Observatório da Mobilidade Urbana (UFSC). Coordenou o projeto “PLAMUS na UFSC”, e vem atuando no desenvolvimento da rede integrada de transporte coletivo metropolitano da RMF. É diretor da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes – ANPET.

Carolina Stolf Silveira é arquiteta e urbanista, doutora com o foco nos processos de orientação espacial e mobilidade de pessoas com cegueira e baixa visão no meio urbano e de transporte. Atuou na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e Plano Diretor de Transportes Ativos de Joinville, bem como membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho da Cidade, em Joinville.

Olimpio de Melo Alvares Junior é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Programa de Inspeção Veicular Ambiental Brasileiro e do Programa Nacional de Controle de Ruído de Veículos (CETESB). É coordenador do Grupo de Trabalho de Transporte Limpo e Energias Renováveis do Comitê de Mudanças Climáticas de São Paulo. Docente sobre gestão ambiental, energia e meio ambiente em diversas instituições de ensino, nacionais e internacionais. Fundador e coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Fernando Nunes da Silva é professor catedrático no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, sendo docente na área do planeamento urbano e investigador do CESUR/CERis. Foi consultor do BID; secretário de Mobilidade e Infraestruturas de Lisboa; membro do Conselho Nacional para o Desenvolvimento Sustentável; dirigente das associações internacionais de urbanismo e ordenamento do território: AESOP, IFHP, ISoCaRP e INTA.

Célio José Sztoltz Júnior é diretor técnico da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. Graduado em arquitetura e urbanismo pela UFSC, foi coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretor Técnico do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e como gerente de Normas Urbanísticas na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Florianópolis (SMDU).

Inscrições na página do Seminário.

Rosália Dors Pessato / Divulgação

Tags: Observatorio da mobilidade urbanaSeminário transporte coletivoSuderfTransporte Coletivo na Região Metropolitana da Grande FlorianópolisUFSC