Técnicos do Ministério do Planejamento conhecem rotinas da Secretaria de Segurança da UFSC

14/05/2018 09:13

A UFSC recebeu recentemente a visita de dois técnicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para uma visita técnica às instalações da Secretaria de Segurança Institucional da UFSC (SSI).  Martiniano Ribeiro Muniz Filho e Pedro Mader Gonçalves Coutinho e o Assessor Especial do MEC, Marcos Juliato, vieram confirmar, em tempo real, as atividades desenvolvidas pelo setor, bem como a aplicação do trabalho conjunto entre servidores do quadro efetivo, vigilantes privados, porteiros e serviço de monitoramento de câmeras e alarmes efetuados.

Segundo o secretário de Segurança Institucional, Leandro Luiz de Oliveira, a UFSC tem sido citada em diversas instituições como modelo de segurança a ser aprimorado e adotado. “Na última contratação mantivemos o número de postos de trabalho e alinhamos os serviços de vigilância e portaria que atuam em conjunto com servidores da SSI possibilitando agilidade no atendimento de ocorrências bem como agindo na prevenção e consequentemente na redução de danos ao patrimônio público e na proteção das pessoas”, observou Oliveira.

O secretário lembra a integração com outros órgãos bem como as inovações e medidas que a Administração central da UFSC vem buscando para melhoria do sistema de segurança da Instituição.  Ele também esteve no MPGD em uma reunião que definiu atas de registros de preços para serviços de vigilância e portaria nas IFEs. “A intenção do MPDG é ajustar e aprimorar o sistema e possivelmente aplicar  um ‘piloto’ para a esplanada dos Ministérios, em Brasília, bem como o MEC também replicar em IFES vinculadas aquele ministério”, confirma Leandro de Oliveira.

No final de abril, Oliveira participou também, a convite da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, como palestrante da Conferência do Plano Diretor UFTM 2018-2028, tratando de “Segurança no Campus e Integração com a Comunidade”. Durante o evento foram apresentados os dados de segurança da UFSC bem como o funcionamento do setor.

Agecom/UFSC