Sinter oferta curso ‘Inglês como Meio de Instrução’ nos dias 18, 19 e 20 de junho

18/05/2018 12:33

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC), em parceria com University Studies Abroad Consortium (Usac), realizou nos dias 7, 8 e 9 de maio o curso English as a Medium of Instruction (EMI – Inglês como Meio de Instrução) – Iniciativa de Internacionalização. O evento foi ministrado pela professora visitante Sarah Blithe e contou com a presença de docentes da UFSC.

O EMI é uma ferramenta de internacionalização do ensino superior que consiste em ministrar disciplinas de todas as áreas de conhecimento em língua inglesa com o objetivo de difundir a língua em ambientes cujo idioma nativo dos participantes não seja o inglês.

O próximo curso está previsto para os dias 18, 19 e 20 de junho e serão ofertadas 20 vagas aos professores da universidade interessados em ministrar disciplinas em inglês. A ação é desenvolvida de acordo com a política linguística do Plano Institucional de Internacionalização, e visa dar suporte aos professores que irão ministrar disciplinas em língua inglesa, ensinando como elaborá-la, principalmente, as disciplinas do catálogo a ser lançado no próximo mês.

Segundo Rafaela Ribeiro Céspedes, da Coordenadoria de Apoio Administrativo da Sinter, o curso ‘Iniciativa de Internacionalização’ auxilia no processo de internacionalização da universidade. O conteúdo programático do curso aborda as seguintes questões: comunicação intercultural, etnocentrismo, competência intercultural, teoria de múltiplas inteligências, ferramentas de ensino para múltiplas inteligências, com o foco de construção de uma disciplina internacional.

Sobre a ministrante

Sarah Blithe tem doutorado em Comunicação Organizacional e Comunicação de Gênero pela University of Colorado Boulder. É professora associada na University of Nevada, onde ministra disciplinas de comunicação (intercultural, gênero e organizacional).

É autora de livros, artigos e capítulos de livros nas áreas de comunicação organizacional, gênero e diferença e estudos críticos de gestão. Além disso, ao longo da carreira conquistou diversos prêmios, entre eles o ‘2015 Outstanding Book Award’ com a pesquisa sobre igualdade de gênero e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Nicole Trevisol / Jornalista da Agecom / UFSC

Foto: Divulgação