Comissão Memória e Verdade da UFSC promove evento para entrega do relatório final

03/05/2018 15:00

A Comissão Memória e Verdade da Universidade Federal de Santa Catarina (CMV/UFSC) promove no dia 14 de maio de 2018, às 18h30, no Auditório da Reitoria, o evento de entrega à comunidade do seu Relatório Final de atividades.

Além da apresentação do Relatório, haverá a palestra de Eugênia Augusta Gonzaga, sobre o tema “Direito à Memória, Verdade e Justiça: a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos”. Eugênia é presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Em paralelo, o hall da Reitoria sediará uma exposição sobre o período da ditadura civil-militar na UFSC. Este evento ocorrerá de 10 a 15 de maio de 2018.

A CMV-UFSC foi criada em dezembro de 2014 pelo Conselho Universitário. Teve como objetivo apurar e identificar atos arbitrários, violentos e de cerceamento das liberdades individuais e dos direitos humanos que atingiram a comunidade da UFSC no período de 1º de abril de 1964 a 5 de outubro de 1988.

Entre os anos de 2015 e 2017, a CMV-UFSC realizou pesquisas em fontes primárias nos acervos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Brasília. Colheu 21 depoimentos individuais de protagonistas que viveram o período da ditadura civil-militar na instituição e realizou três audiências públicas, que contou com 13 depoentes. O resultado deste trabalho se encontra no Relatório Final, a ser entregue neste dia.

O quê: Entrega do Relatório Final da Comissão Memória e Verdade da UFSC

Quando: 14 de maio de 2018, às 18h30

Onde: Auditório da Reitoria

Programação paralela: exposição fotográfica sobre o período da ditadura na UFSC, entre os dias 10 e 15 de maio de 2018 no hall da Reitoria