Projeto Cinema Mundo exibe ‘Blade Runner’ no dia 7 de junho

30/05/2018 16:19

Dando seguimento à temática de filmes distópicos do Projeto Cinema Mundo para esse semestre, o próximo filme a ser exibido é “Blade Runner” (1982, Estados Unidos/Hong Kong), dirigido por Ridley Scott e baseado na obra “Androides sonham com velhas elétricas?”, de Philip K. Dick. A sessão, com entrada franca, ocorre no dia 7 de junhoquinta-feira, às 18h30 no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da UFSC. Após a exibição, haverá debate com a participação de Sandro Livramento e Rafaella Machado.

Sobre o filme:

Produzido há quase 40 anos, o filme se passa no futuro, agora próximo, de 2019. Ambientado em uma Los Angeles noturna e poluída, aparentemente ainda mais populosa e cheia de edifícios, “Blade Runner” apresenta uma sociedade em que poucos vivem bem e que, não satisfeitos com a má qualidade de vida na Terra, buscam colonizar outros planetas.

Em meio esse cenário distópico e futurista, os homens criaram androides, muito semelhantes aos seres humanos, para servi-los. Esses robôs, chamados replicantes, encontram-se isolados em colônias extraterrenas, por terem se rebelado. Se retornam à Terra, são “aposentados” pelos “blade runners”, ou “caçadores de replicantes”. O herói do filme é o ex-caçador de replicantes Rick Deckard (Harrison Ford), chamado para retornar ao trabalho em uma missão específica: encontrar três perigosos replicantes fugitivos. Nessa missão ele conhece Rachael (Sean Young), uma replicante que chama sua atenção por não se reconhecer como tal.

Sobre os comentaristas:

Sandro Livramento é licenciado em física pela UFSC, possui mestrado em física teórica e doutorado em educação científica e tecnológica, ambos também pela UFSC. Tem experiência na área de formação de professores e no ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: andamentos pedagógicos da educação científica; divulgação científica e ensino de Física. É professor na rede pública do Estado de Santa Catarina e desenvolve pesquisa com a temática da ficção científica. Entre suas produções, destaca-se: “O filme de ficção científica como espaço de diálogo social, cultural e científico”.

Rafaella Machado é mestre em Educação e graduada em Letras, pela UFSC. Atualmente, como professora de Língua Portuguesa e Literatura de Ensino Médio, foca seu trabalho na promoção de igualdade de gênero, culminando em projetos e intervenções dentro e fora da escola.

Tags: androideBlade RunnercinemafilmefuturismoProjeto Cinema MundoUFSC