‘Prática como Componente Curricular: que novidade é essa 15 anos depois?’ será lançado dia 9

04/05/2018 10:44

Na quarta-feira, 9 de maio, às 18h30min, no hall do segundo andar do Bloco do Centro de Ciências da Educação (CED), haverá o lançamento oficial do livro “Prática como Componente Curricular: que novidade é essa 15 anos depois?”, organizado pelos professores do Departamento de Metodologia de Ensino, Adriana Mohr e Hamilton de Godoy Wielewicki.

Os 11 textos da coletânea se propõem a funcionar como “um convite à reflexão sobre a formação de professores, tendo como fio condutor a discussão sobre a Prática como Componente Curricular (PCC). O livro surge de um conjunto de inquietações sobre o tema, bem como da constatação de que algumas das contribuições relevantes sobre o tema poderiam ter um ponto de encontro no qual, a partir de uma relativa diversidade de pontos de vista e de contextos, fosse possível responder a perguntas tais como: O que é? O que significa a relação teoria-prática central ao seu conceito? Qual sua finalidade? Quais os formatos possíveis? Como foram implantadas e como se apresentam em distintos cursos de licenciatura? Em que medida contribui para o aperfeiçoamento da formação de professores? A PCC avança na compreensão da prática docente de atuais e futuros professores? Como é sua articulação com os demais componentes curriculares? Como é percebida por licenciandos e por formadores de professores?

Essas questões são abordadas nos 11 capítulos do livro que, sendo de potencial interesse para quem atua na formação de professores.

Também estará disponível em formato digital no portal www.licenciaturas.ufsc.br.

Mais informações: (48) 3721-4503