Núcleo Vida e Cuidado promove atividade que auxilia na redução do estresse

08/05/2018 10:34

O grupo de extensão Núcleo Vida e Cuidado: Estudo e Pesquisas sobre a violência (Nuvic), em parceria com a Escola Catarinense de Biodanza (ECB), desenvolve a atividade ‘Biodanza: uma aprendizagem vivencial sobre o cuidado’. Os encontros serão iniciados nesta quinta-feira, 10 de maio, a partir das 18h30, na Sala do Corpo (bloco A) do Centro de Ciências da Educação (CED), e tem por objetivo aumentar a resistência ao estresse e melhorar a comunicação do praticante, por meio de exercícios com música.

Conforme o criador da Biodanza, o psicólogo chileno Rolando Toro Araneda, a dança “é um sistema de integração humana, reeducação afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções orgânicas da vida”. Assim, a proposta da atividade é a de conectar-se consigo, com o outro e com o universo, por meio de movimentos em grupo guiados por músicas muito específicas.

Segundo a professora Susana Pasinatto a prática da biodanza tem uma ação sobre a auto regulação do organismo, ocasionada pela diminuição do controle racional. Isso acontece devido ao ativamento de processos de regulação das funções biológicas que, assim, reduzem fatores de desorganização e estresse.

As inscrições serão feitas no local e as práticas seguem até o dia 26 de julho de 2018.

Mais informações na página do projeto.